Papo de Fotógrafo Podcast

Menu

Rio de Janeiro, através do Instagram!

3 de dezembro de 2013
rio365

Rio ganha primeiro livro fotodocumentário, produzido via Instagram, com 365 imagens feitas ao longo de um ano

O projeto “@Rio365 – Um documentário fotográfico” reuniu em um ano, 6 mil participantes, que taguearam cerca de 100 mil fotos da cidade do Rio de Janeiro no Instagram, em um processo colaborativo inédito no mundo. O livro do projeto @Rio 365 reunirá as 365 imagens clicadas por 181 participantes, selecionadas por uma equipe de 36 curadores ao longo de um ano. No total, foram 52 temas, propostos semanalmente ao público, e 1 foto era selecionada a cada dia. A noite de autógrafos do lançamento do livro foi dia 29 de novembro, das 19h às 23h, no Centro Cultural Light, somente para convidados. A edição será em português e inglês com 216 páginas e preço sugerido de R$ 79,00.

O objetivo do projeto foi documentar as intensas transformações urbanas do Rio, pelo olhar de moradores do Rio, cariocas ou não, incluindo turistas, que não saem mais de casa sem seus smartphones. Uma equipe multidisciplinar de curadores foi responsável por criar e promover as missões e selecionar as imagens postadas pelos participantes semanalmente. “O @Rio365 organizou e motivou este exército de fotógrafos – de amadores a profissionais, de cariocas a brasileiros e até estrangeiros – a registrar o que descobriam pelas ruas, compartilhando generosamente sua produção”, explica André Galhardo, criador e curador-geral do projeto.

Além do André, outros 36 nomes também participaram da curadoria, entre eles o artista plástico Raul Mourão, o escritor Jorge Espinho, o jornalista Sidney Garambone, o humorista Hélio de La Peña, a fotógrafa do jornal O Globo Marcia Foletto, entre outros. Alguns temas da semana foram: “Favela”, “Rio Antigo”, “Estádios”, “Árvores”, “Arte”, “Calor”, “Turismo”, “Boteco” e “Carnaval”. Durante o ano, também foram realizados cinco Instameets (encontros promovidos pelo Instagram) com os participantes. “Captar os temas propostos e o dia a dia do Rio com criatividade foi o que contou em nossas seleções. 72,5% dos participantes ainda disseram, através de pesquisa, que o projeto as ajudou a melhorar suas fotos. Em um ano descobrimos dezenas de talentos amadores que poderiam ser fotógrafos profissionais, o que nos deixou muito contentes”, destaca André Galhardo.

“Uma rede só é realmente social quando socializa. Quando o projeto @Rio365 escolheu o Instagram como a ferramenta para reunir gente que ama o Rio não imaginou o tamanho deste amor. Além da quantidade de fotos postadas com a hashtag do projeto, vimos o virtual se transformar em carne e osso. E, melhor, gente de carne e osso dizendo que foi transformada pelo projeto”, relata o curador, escritor e também jornalista Sidney Garambone. Todo conteúdo do processo criativo do “@Rio365 – Um documentário fotográfico”, foi divulgado e produzido a partir do Instagram, mas é publicado também pela sua plataforma transmídia, que inclui o blog rio365oficial.tumblr.com, o Twitter e a fanpage no Facebook.

A concepção e curadoria geral do projeto “@Rio365 – Um documentário fotográfico” é de André Galhardo, profissional de criação, planejamento e sócio da Horto, agência de projetos digitais. A coordenação geral e realização é da Núcleo da Ideia, comandada por Flávio Bidoia e Luciane Araújo, que criam e desenvolvem projetos de entretenimento multiplataforma, incluindo internet, mobile e games para cinema, música e artes plásticas. O editor Julio Silveira, da transmídia Ímã Editorial, aceitou o desafio de transformar o material em livro. O patrocínio do projeto é da Light e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Endereços Virtuais @Rio365:
Instagram: @rio365
Twitter: @rio365doc
Facebook: facebook.com/rio365doc
Tumblr: rio365.tumblr.com
 
Sobre – “Rio 365 – Um documentário fotográfico”:
De 24 de setembro de 2012 a 30 de Novembro de 2013.
Concepção e Curadoria Geral: André Galhardo/ Agência Horto
Realização e Coordenação Geral: Luciane Araujo e Flávio Bidoia / Núcleo da Ideia
Livro – Imã Editorial: Julio Silveira
 
Lançamento
Dia: 29 de novembro de 2013
Horário: 19h às 23h
Local: Centro Cultural Light
Endereço: Av. Marechal Floriano, 168 – Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP 20080-002
 
Informações para a Imprensa:
H+ Conteúdo e Relações com a Mídia
www.agamais.com.br / Tel: (21) 2512-0060
Danielle Marinho – danielle.marinho@agamais.com.br

Os comentários estão desativados.