Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
#nocouchdocoach

Meio cheio ou meio vazio?

27 de março de 2014
08

Quem me conhece sabe que eu sou da turma do copo meio cheio, fato.

Existem estudos científicos, feitos nas melhores instituições do mundo, que servem para embasar a decisão de quem escolhe ser otimista, enquanto filosofia de vida.

MAS…. decidir diariamente esperar pelo melhor não significa se deslumbrar com essa expectativa. Não significa ser um sonhador irresponsável que vai sempre esperar que o mundo seja bom com ele.

O fato é que infelizmente quem se alienia dessa forma tende a não perceber a índole e intenção dos outros e acaba se machucando, se ferindo com o que o ser humano é capaz de fazer.

Por outro lado, a intenção da nossa pílula semanal não é provar prá vcs que ser otimista é bom! Mas ir além disso.

Hoje, quando eu vejo essa questão do copo meio cheio ou meio vazio eu não páro mais prá escolher um dos dois. Acredito que temos que passar dessa fase, de diagnóstico e constatação.

meio_cheio

A verdade é que quando vejo uma situação que dá margem para esse tipo de interpretação as perguntas que me faço, e gostaria de convidar vocês a fazer também são:

1) De quem é o copo?
2) De quem é a agua?
3) O que impediu o copo de ser plenamente cheio?
4) O que EU posso fazer para enchê-lo?

Mais importante do que fazer uma leitura do que está acontecendo, faz-se necessário avaliar o processo, as variáveis, a jornada que levou ao que está acontecendo, para que seja possível se posicionar e fazer as melhores escolhas diante disso.

As duas primeiras perguntas sao indicadores de responsabilidade e comprometimento.

“Se o copo não é seu e menos ainda a água, pq você precisa se importar, se envolver nisso? O que a situação, o outro, ou ainda a comunidade em torno do assunto, vão ganhar com o seu posicionamento/participação?”

Digamos que SIM, você se sinta parte da situação.

“Quanto você contribuiu no processo pra chegar até aqui? O que você vai mudar na sua contribuição daqui por diante?”

Que tal fazer essas 4 perguntas quando estiver diante de uma situação que te incomoda ou te faz querer celebrar, e avaliar como se sente?

O resultado? Uma nova ótica, uma nova abordagem aparecerá e te permitirá economizar energia ou utilizar melhor a energia que está investindo diariamente, acredite!

Você! está meio cheio ou meio vazio?

Os comentários estão desativados.