Papo de Fotógrafo Podcast

Menu

I SHOOT SP+NY

24 de junho de 2014
SP-NY_v097-capa-1990px-1279x960

I SHOOT SP+NY é um trabalho fotográfico disponível em forma de livro virtual e futuramente também em livro impresso. Também está em negociação a montagem de uma exposição com as inagens.

O trabalho consiste numa sequência de 37 pares de fotos, apresentadas lado a lado, nas quais o centro paulistano é comparado visualmente com Manhattan. As imagens não tentam imitar uma à outra. Elas dialogam através de similaridades, analogias e contrastes. A atmosfera urbana subjacente às duas metrópoles é explorada em fotos que cobrem desde a arquitetura e seus detalhes até o movimento cotidiano das pessoas nas ruas.

Quando fiz as fotos em cada cidade, não me ocorreu de imediato organizá-las em pares. A descoberta das similaridades foi acidental e resultou de eu ter fotografado os dois lugares com o mesmo olhar, que não é de turista, com um tratamento visual clássico e consistente entre todas as imagens.

Livro-dupla-04-05

Livro-dupla-18-19

Livro-dupla-78-79

O material foi apresentado ao público inicialmente em março, na forma de um livro digital gratuito que pode ser visto integralmente no site Issuu (issuu.com/marioamaya9/docs/sp-ny_v096b), no qual está publicado com o texto inteiro em inglês.

I SHOOT SP+NY foi o tema principal da seção Mistérios da Cidade, editada por Mauricio Xavier, na Veja São Paulo que está circulando na semana de 14 a 21 de junho. Ganhou também uma página no Diário do Comércio da ACSP, editado por Moises Rabinovici, que circulou na segunda-feira, 16 de junho. Antes disso, foi tema de artigo na revista de fotografia independente Fotografia Et Al, também publicada digitalmente no Issuu.

Captando recursos para o livro

O mundo da fotografia autoral está passando por duas revoluções. O primeiro fenômeno é a ascensão da fotografia digital “Fine Art”, que consiste em impressões de alta qualidade tratadar dentro de um contexto de belas artes. O segundo é a pulverização das publicações autorais entre microeditoras, que muitas vezes são fundadas pelos próprios autores dos conteúdos publicados.

Acredito que o passo seguinte será um crescente número de projetos autofinanciados através da captação de recursos prévia direta entre os clientes dos trabalhos. Com isso em mente, inscrevi o ensaio I SHOOT SP+NY no Kickante, que é uma nova plataforma brasileira para financiamento coletivo (crowdfunding), visando a produção de uma tiragem limitada e numerada de uma versão impressa do livro que está no Issuu. (Eis a página do projeto: I Soot SP + NY)

A revista FHOX (http://fhox.com.br/), que atende atende os profissionais da fotografia e provedores de serviços fotográficos há 25 anos, é apoiadora oficial do projeto, tendo criado um canal na Web para incentivar outros fotógrafos a experimentarem o Kickante (http://fhox.kickante.com.br/).

Mozart Mesquita, sócio do grupo FHOX e realizador da Feira Fotografar, comentou: “Sou um entusiasta da economia criativa. Juntos podemos mudar o paradigma de financiamento cultural no Brasil. Sempre acreditei nesse caminho e tenho certeza de que ele só irá crescer por aqui, da mesma forma que ‘bomba’ no exterior.”

Campanha_Kickante

A campanha foi lançada em 2 de junho e tem prazo de 60 dias para alcançar a meta de R$ 15 mil. O plano é arrecadar fundos para que ao final da campanha, no mês de agosto, seja feita a impressão do livro e também de uma série de fotografias que compõem o ensaio, em qualidade Fine Art. Também há dois quadros emoldurados já prontos. Tudo isso formará pacotes personalizados que combinam o ‘produto’ (o livro) com ‘recompensas’ (os itens adicionais), conforme o nível da contribuição de cada um. É possível, por exemplo, adquirir o livro junto com uma ou duas imagens escolhidas do ensaio.

Toda contribuição a partir de R$ 100 corresponde a um desses produtos impressos. Se a campanha não atingir a meta estabelecida, o dinheiro de todos será integralmente devolvido. Portanto, este método de investimento é seguro para todos os interessados.

Entre os trabalhos futuros que poderão ser apresentados pelo mesmo processo, já estão no “forno” três novos livros de ensaios fotográficos, sendo um exclusivamente de São Paulo (contendo várias imagens que já podem ser vistas em estado bruto em 500px/marioamaya); outro sobre a minha viagem ao Japão em 2013; e o terceiro com imagens abstratas urbanas.

Clipping_Veja_SP_2014-06-14

15_DC_16_06.pdf

Os comentários estão desativados.