Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
#NOCOUCHDOCOACH

3 lições que podemos aprender com o Van Gaal

6 de julho de 2014
nocouchdocoach14

Sábado, 5 de julho de 2014. Últimos minutos da prorrogação de uma partida nas quartas de final de uma copa do mundo. Em uma decisão inusitada o Técnico Holandês Van Gaal substitui o goleiro que jogou a partida toda –e diga-se de passagem salvou o time várias vezes- pelo goleiro reserva.

A decisão vai para os penaltis e o goleiro que entra, pega 2 cobranças, classificando a seleção da Holanda para a próxima fase.

Que lições de liderança o técnico nos ensina?

1) Foda-se o que vão pensar de você

Você é o Líder! É você que será responsabilizado pelo resultado, não importa se ele é bom ou ruim.

O que as pessoas pensam de você e das suas decisões não pode nortear o que você faz. O que os narradores, comentaristas e jornalistas não vão fazer o que você tem que fazer.

2) Bico calado, a motivação é tudo e a preocupação é extremamente destrutiva

Qual seria a pressão do goleiro titular no jogo se soubesse que seria substituído caso o jogo chegasse aos penaltis? Como saber disso poderia minar a sua performance?

Quanto teria se dedicado / treinado o goleiro reserva se não soubesse que poderia ser ele o responsável pelas defesas caso o jogo chegasse aos penaltis? Como não saber poderia tê-lo ajudado?

3) Competências geram resultados, pessoas não

O Lider tem que conhecer seu time e tem que ter a habilidade de reconhecer as competências indivuiduais de cada elemento.

Mais que isso, tem que saber quando, em quais situações, essa competência específica é maior que a hierarquia, que a tradição, que os relacionamentos e deve ser colocada à frente em prol do resultado.

Arrojo? Não. Liderar é isso. Foi apenas mais um dia de trabalho, amanhã ele acorda às 7:00 e vai ter que fazer tudo outra vez, só não vamos ficar sabendo de tudo pois ele não é bobo.  😉

holanda

Os comentários estão desativados.