Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Rafael Petrocco

Suas melhores ferramentas!

24 de julho de 2014
recruiting-tools

Olá pessoal,

Quantos de vocês seguem meu perfil no facebook (facebook.com/rafapetrocco) ou fazem parte do grupo do Wedding Brasil (http://www.facebook.com/groups/weddingbrasil)? Não que seja obrigatório, era só por curiosidade mesmo!

Bom, algum tempo atrás postei 1 imagem, que na verdade eram 3, mostrando como fiz uma foto de um casal durante o ensaio do casamento. Na verdade, tecnicamente ela não é perfeita, tem alguns erros de execução, e eu sei quais são, mas ela fez um certo sucesso e andou circulando bastante pelo facebook. Foram mais de 1500 likes, 70 compartilhamentos, muitos comentários e elogios (pura simpatia dos colegas de profissão).

Mas o que eu realmente queria mostrar com aquela imagem era uma outra coisa. Uma coisa que vamos adquirindo com o tempo, dedicação e prática, que é CONHECIMENTO. E essa é a ferramenta essencial para qualquer profissional que está em busca de desenvolver seu talento, sua capacidade e seu trabalho.

Sei o quanto é difícil, para quem está iniciando na fotografia, investir, investir tempo, investir em conhecimento, investir em equipamento … No sentido financeiro, a fotografia é uma profissão muito cara. Mas a internet está aí, oferecendo um mundo de informações gratuitamente (a maioria das vezes), basta saber absorver aquilo que poderá lhe servir e ser útil. Vídeo, textos, apostilas, tutoriais, um mundo de informações a um click.

Porém, existe um pequeno detalhe em nossa profissão que não se encontra na rede, não é possível fazer um download ou atualizar. Esse software é chamado de OLHAR!

O tal do OLHAR vem por outros meios, estudos, prática, experiências, aprendizado, técnica, talento, dedicação … É um caminho longo, de muitos obstáculos, mas de aventuras imperdíveis, de conquistas inesquecíveis. E foi através desse caminho, durante o percurso do meu aprendizado, que consegui registrar a imagem, que como eu já disse, sei que tem alguns problemas técnicos, poderia ter feito melhor, mas é por esse motivo que resolvi compartilhar com as pessoas, para que pudessem acreditar que são capazes de treinar seu olhar, buscar aprimorá-lo e colocá-lo em prática quando achar que é possível.

Quando comecei a fotografar, não imaginava o mundo de possibilidades que a luz e a sombra poderiam me oferecer, muito menos que eu poderia entendê-las para criar o que os meus olhos não viam. E ainda estou longe de ser o “mago da luz” ou o “bruxo das sombras” (só uma brincadeira com magia, luz e sombra), mas já sei, e aprendo com muitos amigos e colegas de profissão, que somos capazes de dominá-los e utilizar a nosso favor. Mas isso só virá com experiência, prática e dedicação.

O lugar!

O lugar!

O fotógrafo

O fotógrafo

Resultado!

Resultado!

Resultado!

Resultado!

O que eu queria dizer neste post, é que o primeiro investimento que você deve fazer é em você, é claro que o equipamento é importante para o seu trabalho, mas CONHECIMENTO é algo imprescindível e necessário para que você saiba usar as suas melhores ferramentas: O OLHO, o CÉREBRO e o DEDO.

Os comentários estão desativados.