Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Rafael Petrocco

O que é sucesso para você?

19 de julho de 2014
Niagara_Falls_0162

Outro dia, publiquei no meu perfil do Facebook (facebook.com/rafapetrocco) uma pergunta: “O que é sucesso para você?”, e eu na verdade não espera nenhuma resposta. Verdade! As vezes escrevo algumas coisas para mim mesmo, e essa pergunta era uma delas.

Porém, algumas pessoas se deram ao trabalho de respondê-la, e fiquei feliz pela diversidade das respostas. Alguns disseram que sucesso está ligado a fé, outros a vida pessoal, alguém falou sobre trabalho, outra pessoa sobre realizações em geral. Nenhuma resposta está errada, e espero que todos consigam alcançar o sucesso da maneira que acreditam que ele seja. Mas ainda fico com a minha pergunta sem resposta, o que é sucesso para mim.

Por muito tempo acreditei que SUCESSO era sinônimo de FAMA, ou seja, se a pessoa era famosa (ator, atriz, atleta, etc), era uma pessoa de sucesso. Depois, mais adulto, mais responsável, comecei acreditar que SUCESSO era sinônimo de RIQUEZA, ser rico é ter sucesso … E adivinhem qual é a resposta?!

As vezes, tenho crises ideológicas, me pergunto diversas coisas, principalmente se estou no caminho certo, se o que estou fazendo está bom, no que posso melhorar, como melhorar, o que esperam de mim, o que posso oferecer, ou seja, sou um chato melancólico comigo mesmo. Mas sempre fui assim!

Essas crises me levam a pensar sempre na balança (sou libriano, por isso a balança) Emoção x Razão, e as ponderações aparecem. Por exemplo: Sou apresentador do podcast que dá nome a este site, a um ano atrás algumas pessoas me conheciam pelas camisetas e canecas que criei, hoje, me conhecem pelo programa, o que é isso? FAMA ou SUCESSO? (bom, usei fama, porque rico eu não estou).

Alguém arriscaria uma resposta? … Nem eu!

No meu ponto de vista, o ser reconhecido, as pessoas me ouvirem ou adicionarem nas redes sociais, me torna FAMOSO (não que eu seja), mas não mensura, ou não me torna uma pessoa de sucesso automaticamente. O sucesso é medido de uma outra forma. E essa fórmula eu ainda não descobri.

Bom, mas voltamos aos meus pensamentos. – perdidos, mas pensamentos – Apesar da FAMA, o SUCESSO na minha opinião caminha logo ao lado, pois ao me tornar uma referência para alguém ou em alguma coisa, e o PdF de alguma forma se tornou ALGUMA COISA, o RAFAEL PETROCCO, pessoa se torna mais acessível, no sentido de que as pessoas podem me conhecer mais, chegarem mais perto, ter mais contato, conviver um pouco mais comigo, com meu dia-a-dia, com meu jeito de ser, minhas idéias … Enfim, com a pessoa por de trás da voz que vai ao ar toda segunda-feira.

A conquista dessas novas amizades, uma nova rede de relacionamentos se abre, e com ela novas oportunidades …

PAUSE II

Só queria fazer uma pequena observação: Sabiam que em 15 anos trabalhando (comecei com 17), em todos lugares que trabalhei, nunca passei por uma entrevista ou processo de seleção? Sempre “conquistei” a vaga cativando as pessoas fazendo com que elas conhecessem o RAFAEL pessoa e não os trabalhos e feitos do profissional? E que até hoje, tenho contato e tenho amizade com as pessoas que me contrataram?

PLAY >

Acredito que o sucesso esteja nessas entrelinhas da vida, podemos acreditar que ser o melhor no que fazemos, ser o mais rico, ser o mais famoso, seja um sinal de sucesso (não estou dizendo que não seja), mas acho que as pequenas conquistas diárias, novas amizades, novos (e antigos) amores, admiração das pessoas que estão a nossa volta, são os verdadeiros sinais de SUCESSO. Aliás, acho que tudo aquilo que possa emocionar alguém, seja com um sorriso ou com uma lágrima de felicidade, ou palavras de agradecimento de uma pessoa, ou qualquer gesto que possa lhe trazer paz e felicidade, é sinal de sucesso.

Sabem de uma coisa? ADORARIA SER RICO DE SUCESSO!

Os comentários estão desativados.