Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
O que eles lêem!

Leitura obrigatória! #2

3 de setembro de 2014
Livros Editora Photos

E não é que o post anterior foi um sucesso? Ah, você não viu? Então, clique no link “Leitura obrigatória!“, a aproveite as primeiras dicas que nossos amigos deram de livros que podem nos ajudar na vida pessoal e na carreira.

Aproveitamos o sucesso, e pedimos mais algumas indicações para outros colegas, e talvez você também goste das dicas. Lembrando que sabemos dos valores dos livros no Brasil, e que ser for muito difícil comprar todos, converse com alguns amigos e faça uma Turma do Livro, assim cada um adquire uma das dicas e depois da leitura trocam com os outros participantes.

Bruno Massao

“The Street Photographer’s Manual, de David Gibson” – Referências para fotografia de rua existem em dezenas de livros, mas poucos deles tratam da questão técnica da categoria. Apesar da inexistência de uma fórmula comum, o livro The Street Photographer’s Manual, de David Gibson, tenta exemplificar essas questões mais técnicas, abrangendo escolhas como fotografia em cores ou preto e branco, ou diferenças entre fotografia analógica e digital. Para completar, David ainda fala a respeito do trabalho de 20 fotógrafos de rua, o que torna a leitura mais que uma referência para os apreciadores desse segmento da fotografia.

Alexandre Borges

“Trabalhe 4 horas por semana, de Timothy Ferriss”- Esse livro conta a história de um cara que passou de – 80 horas de trabalho por semana / 40 mil dolares por ano – para 4 horas de trabalho por semana / 40 mil dolares por mês. Ele ensina muita coisa interessante sobre gerenciamento de tempo, foco no que realmente gera rentabilidade e ensina também como delegar funções básicas do negócio utilizando mão de obra de baixo custo. Apesar dele trabalhar numa área totalmente diferente da nossa muitas das técnicas ensinada são facilmente adaptadas para nossa vida de fotógrafo. De todas as experiências que ele conta no livro a que mais me marcou foi a de trabalhar a distância e gerar renda suficiente para viver a experiência de morar em outro país. Pra quem tá cansado e sufocado pela quantidade de trabalho acumulado, prazos estourando, e esse cansaço tá te fazendo perder o gosto pela fotografia, vale muito a leitura.

Ana Telma Furtado

“The Luminous Portrait – Capture The beauty of natural light for glowing, flattering photographs, da fotógrafa americana Elizabeth Messina” – Além das fotos maravilhosas pra gente ficar babando, o livro traz toda a experiência dessa maravilhosa fotógrafa, em toda a área de retratos com luz natural. Elizabeth fala de trabalhos com celebridades mas também com pessoas comuns, em ensaios de maternidade, de casamento, de crianças, etc. Vários temas super interessantes são abordados como como aproveitar a melhor luz, criatividade e composição, negócios, direção, tudo de maneira super delicada, como a própria Messina é. Logo no início, é impossível não se apaixonar por ela, em sua breve biografia e contando a história da sua carreira. Um dos momentos que mais me tocou foi uma “selfie” que ela fez na véspera do nascimento do seu terceiro filho. Uma imagem simples e delicada, tão linda e tão importante, cheia de significado e usada no livro para nos mostrar o quanto os autoretratos nos ensinam. Várias super dicas estão presentes como “menos é mais”, “toda mulher tem sua própria sensualidade inata”, “pense fora da caixinha” e muitos outros óbvios e outros nem tanto e é todo esse ensinamento que faz o livro ser um ótimo material de referência, seja apenas para ler um capítulo que você precisar ou, simplesmente, ler ele todinho do início ao fim (o que eu super fiquei com vontade de fazer de novo!). Espero que vocês gostem tanto quanto eu!

Dica de um ouvinte/leitor:

Marlon Brito – Eu não escolho livro por título a muito tempo, sou mais de ver quem é o autor. Espero que a lista tenha Michael Freeman, David Prakel, Joe McNally, o nosso saudoso Israel Pedrosa quando o assunto é cor etc. Esse mês tive belas surpresas ao conhecer o livro do ORWIG “Poesia Visual”, me encantei com o mundo coloridamente preto e branco do Chris Burcher em “Fotografia Digital Preto & Branco” e em matéria de Boudoir o livro da Christa Meola me mostrou ser bem completo. Pra diagramação consegui ótimos livros com um preço bom na FNAC que foi o “Os Novos Fundamentos do Design” e “Grid: Construção de Desconstrução” do Timothy Samara. Ansioso pelas próximas listas.

Livros recomendados no post anterior:

Leitura obrigatória #1

“O Instante Continuo – Uma História Particular da Fotografia”, do inglês Geoff Dyer – por Alexandre Urch
“Sintaxe da Linguagem Visual”, de Donis A. Dondis – por Rodrigo Zapico
“Layout”, de Gavin Ambrose e Paul Harris – por Aline Budzyn
“Espaço em Branco não é o seu inimigo”, de Kim Golombisky e Rebecca Hagen – por Aline Budzyn
“Design e Tipografia”, de Ina Saltz – por Aline Budzyn
“Os bastidores da Disney”, de Tom Connellan – por Rafael Petrocco
“MAGNUM CONTATOS” – por Renato DPaula
“Cartier Bresson – O olhar do século!” – por Danilo Siqueira

—————

Gostou das sugestões? Esperamos que sim, porque em breve teremos mais sugestões. E se quiser adquirir algum dos livros citados, pedimos que acesse o site da Livraria Saraiva através do banner neste post (ao lado), que além de adquirir um bom livro, vai ajudar o PdF. =D

Os comentários estão desativados.