Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
O que eles lêem!

Leitura obrigatória! #3

10 de setembro de 2014
Livros Editora Photos

E aí pessoal, preparados para mais algumas indicações de livros que podem ajudar você e sua carreira?

Esperamos que sim, afinal conhecimento nunca é demais … A não ser que não tenha mais espaço na estante para guardar os livros … rs … Aliás, quem de vocês já criou uma TURMA DO LIVRO para compartilhar todas essas dicas que demos até agora?! Deixe seu comentário aqui no post.

Bom, chega de enrolação e vamos ver quais são as dicas de hoje!

Caio Faria

“Estética da fotografia”, de François Soulages – Este é um livro muito curioso. Ele nos leva a vivenciarmos o “o que é arte?” medidos em dois parâmetros: o é estético pra fotografia {sentido} e em termos teóricos. É uma viagem por lugares que dificilmente alguém já imaginou passar, mas que nos enriquece a cada página, a cada comentário e a cada exemplo. Pra mim, existem muitos livros maravilhosos de fotografia, mas este .. é especial.

Caio Braga

“Ócio Criativo”, do sociólogo italiano Domênico de Masi – Ele de certa forma define genialidade como a soma da Criatividade + Força de Realização. Um exemplo que ele cita, é de Michelangelo, que foi convidado pelo Papa pra pintar o teto da Capela Sistina, mas nem ele se considerava um exímio pintor – como vários outros talentosíssimos que existiam na época – e mesmo achando que era um conluio pra desmerecer seu trabalho como escultor, ele foi foi lá e se pendurou ele mesmo pra pintar a capela Sistina, fazendo uma das maiores obras primas da História. O livro trata sobre a sinergia entre produção e prazer, “trabalhar, se divertir e aprender”.

Rafaela Zakarewicz

Não sou muito de ler livros técnicos de fotografia, mas leio muito sobre cinema, arte e negócios. Vou tentar contribuir com minhas dicas de leitura, buscando ser imparcial. Afinal, embora a ideia aqui seja dar a minha opinião, eu prefiro que vocês tirem as suas conclusões de cada livro!

“Imagens”, de Alberto Manguel – O livro conta sobre sobre interpretações de pinturas, esculturas e fotografias, com obras desde a Roma antiga até a atualidade. Saber o contexto histórico, o momento de vida dos autores e de certas obras, nos faz compreender o quanto a arte tem a nos falar… o quanto devemos ir além do “gostei / não gostei”. O quanto precisamos nos despir um pouco dos nosso preconceitos e mergulhar na essência, nas mensagens, na vida e na obra. Artistas como Carvaggio, Aleijadinho, Picasso, Van Gogh, Velazquez, passeiam pelo livro, sendo analisados, lidos e mostrados de uma forma tão menos idealizada e tão mais humana.

Livros recomendados no post anterior:

Leitura obrigatória #1

“O Instante Continuo – Uma História Particular da Fotografia”, do inglês Geoff Dyer – por Alexandre Urch
“Sintaxe da Linguagem Visual”, de Donis A. Dondis – por Rodrigo Zapico
“Layout”, de Gavin Ambrose e Paul Harris – por Aline Budzyn
“Espaço em Branco não é o seu inimigo”, de Kim Golombisky e Rebecca Hagen – por Aline Budzyn
“Design e Tipografia”, de Ina Saltz – por Aline Budzyn
“Os bastidores da Disney”, de Tom Connellan – por Rafael Petrocco
“MAGNUM CONTATOS” – por Renato DPaula
“Cartier Bresson – O olhar do século!” – por Danilo Siqueira

Leitura obrigatória! #2

“The Street Photographer’s Manual”, de David Gibson – por Bruno Massao
“Trabalhe 4 horas por semana”, de Timothy Ferriss – por Alexandre Borges
“The Luminous Portrait – Capture The beauty of natural light for glowing, flattering photographs”, da fotógrafa americana Elizabeth Messina – por Ana Telma Furtado

—————

Gostou das sugestões? Esperamos que sim, porque em breve teremos mais sugestões. E se quiser adquirir algum dos livros citados, pedimos que acesse o site da Livraria Saraiva através do banner neste post (ao lado), que além de adquirir um bom livro, vai ajudar o PdF. =D

Os comentários estão desativados.