Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Lançamento

Brasil ganha o primeiro livro de Fotografia Fine Art

25 de setembro de 2015
memoria_1

A obra “Fotografia Fine Art”, da fotógrafa Danny Bittencourt, ensina como desenvolver a fotografia artística através da experiência e inquietudes pessoais de cada fotógrafo, independente da área de atuação. Um passo-a-passo desde o brainstorm, até a execução e tratamento de imagem.

O termo “Fine Art” é uma expressão comum no meio fotográfico quando se trata de impressão. Mas há uma outra aplicação para o termo, que no Brasil ainda encontra muito pouco referencial teórico. Trata-se da prática da fotografia, sem viés comercial, caracterizada pelo tom fantasioso das produções e por privilegiar a experiência pessoal do autor e suas condições psicológicas.

Fine Art Danny Bitencourt

Fine Art Danny Bitencourt

Embora a fotografia Fine Art seja uma imagem autoral, destinada a expressar a visão criativa do artista, ela não dispensa da necessidade de estudos aprofundados, dedicação, pesquisas e processos de aprendizagem de técnicas na sua realização, do contrário “a imagem se torna vazia e sem propósito”.

Nesse livro, a autora ensina como plasmar na fotografia os sentimentos, sensações e anseios que compõem o mundo interior de cada fotógrafo, seja amador ou profissional. Através da aplicação de técnicas e ferramentas, ela explica como desenvolver uma linguagem visual poética pessoal, atrativa e fundamentada nos conceitos universais das belas artes.

Fine Art Danny Bitencourt

Fine Art Danny Bitencourt

A obra aborda assuntos relacionadas à fotografia nas artes visuais, o mercado Fine Art, a leitura imagética e significados que colaboram para mapear o conceito de Fine Art no contexto da fotografia contemporânea, entre outros. Também é proposta uma reflexão sobre algumas áreas recorrentes da fotografia artística, bem como tratamento de edição e processo criativo.

Fine Art Danny Bitencourt

O livro conta com participações de grandes nomes da fotografia artística, entre eles com a americana Brooke Shaden, uma das maiores referências quando se trata de fotografia fine art. Para quem se identifica com a fotografia artística, mas nunca conseguiu entender o seu processo nem como aplicá-la em seus projetos, esse livro abre fronteiras para a fotografia Fine Art, desmitificando qualquer preconceito em relação a essa fotografia.

O livro será lançado oficialmente no dia 08 de outubro, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, mas já está a venda no site da editora: www.iphotoeditora.com.br.

Sobre a autora

Danny Bitencourt é uma artista visual brasileira, de Porto Alegre, graduada em fotografia, mestre em educação e especialista em poéticas visuais. Carrega na bagagem mais de 7 exposições individuais e diversas participações em exposições coletivas, tendo suas obras expostas, por exemplo, em Veneza, na Itália. Em março de 2014 fundou a Escola de Fotografia Artística (www.efartistica.com), que nasceu de uma inquietação, da vontade de estimular e inspirar os alunos e fotógrafos a se expressarem através da fotografia. Seu trabalho autoral tem base na Fotografia Artística, como processo, execução e suas possíveis intervenções. Suas imagens são construídas através de um processo pessoal de suas inquietações e reflexões. Suas técnicas favoritas são a Fotografia Fine Art, intervenções na fotografia e fotografia Subaquática.

Fine Art Danny Bitencourt

Capa do Livro

Ficha técnica

Fotografia Fine Art
Autora: Danny Bittencourt
Páginas: 160
Formato: 17x24cm
Preço: R$ 59,00
Acabamento: brochura
Editora: iPhoto
Site: www.iphotoeditora.com.br

—————

Quer conhecer mais o trabalho da fotógrafa Danny Bitencourt? Acesse nosso bate-papo, clique aqui.