Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Pensamentos do Rafa

Palavra do dia: Reconhecimento!

26 de setembro de 2015

Olá pessoal,

Essa semana, compartilhei uma pequena experiência pessoal no meu perfil do facebook. Muitas pessoas curtiram, algumas comentaram, então resolvi publicá-lo aqui no site como um artigo, para que muitas outras pessoas possam ler, e quem sabe, pensar na palavra RECONHECIMENTO de outra forma.

Espero que gostem!

———-

Durante minha palestra na PhotoImage Brasil (assistir), no stand da Editora Photos, falei sobre ser segundo fotógrafo, e um dos tópicos abordados foi sobre o Reconhecimento.

Primeiramente sobre o reconhecimento do profissional que contrata o 2º fotógrafo (freelancer), e em seguida falei sobre o reconhecimento do casal. Muitos fotógrafos acham que ser o 2º fotógrafo de alguém vai esconde-lo do mercado, seu nome não vai ser lembrado, nem conhecido por ninguém.

Vou contar uma historinha para vocês agora.

Estão vendo essa lente na foto acima? Sim?! É uma caneca-lente. Aquela que muitos fotógrafos tem vontade de comprar (ou ganhar). Eu ganhei! E sabe de quem?

Há 3 anos atrás fotografei o casamento do Léo Fonseca com a Fabi, e só os conheci no dia. Eu era o 2º fotógrafo, registrei o making of da noiva, a cerimônia e festa. Durante o tempo todo fui eu mesmo, interagi com o casal, conversei, brinquei, fotografei, e no final da festa dei um abraço e desejei felicidades ao casal (de verdade, e eu sempre faço isso), e claro, pedi desculpas pelas piadinhas sem graça!

Um pouco antes da minha viagem, o Leo me mandou uma mensagem dizendo que as fotografias do 2º dia mais importante da sua vida (sim, o 2º dia mais importante, o 1º, é o nascimento do filho), são as recordações mais valiosas que ele tem. E em agradecimento por ter feito parte dessa história e ter registrado tudo, ele (que acompanha tudo o que eu publico por aqui) quis me presentear com algo que tivesse tudo a ver com fotografia, uma lente (e café, né?! já que é uma caneca … rs).
Isso é uma prova de que reconhecimento não é se tornar famoso ou conhecido por outros fotógrafos, mas sim de fazer o que gosta, fazer bem, para as pessoas que importam.

Léo, desejo mais uma vez felicidades a família, e muito obrigado pelo presente, já está em um lugar especial na prateleira da sala.

E aos curiosos (e invejosos …rs) que querem comprar uma igual, a loja que vende (e tem mais coisinhas legais, que eu fui fuçar!) é a www.retrateira.com.br.

P.S.: O pessoal da Retrateira adorou a história, e está presenteando todos os fotógrafos, leitores e meus amigos com 10% de desconto, é só usar o cupom AMIGOSPETROCCO10. Aproveitem!