Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Sarau Fotográfico #02

O que ou quem define quem é um bom fotógrafo?

18 de janeiro de 2016
sf_002

Olá pessoal!

Estamos de volta com o Sarau Fotográfico, nosso podcast que é uma roda de bate-papo com 2 ou mais participantes falando de um tema bem específico.

E antes que alguém pergunte, cadê a Francine e o Henrique, eu tenho uma boa e uma má notícia para dar-lhes … A má, é que infelizmente o Sarau Fotográfico não contará com a participação do Fotografe Uma Idéia, pelo menos não em todas as edições, e a boa notícia, é que eles não poderão participar porque estão com vários projetos para o próprio FUI, então eles vão se dedicar ao site, e logo, logo vem com novidades. Então, não fiquem tristes e acompanhem com a gente o bate-papo de hoje.

A idéia de gravar esse bate-papo, nasceu da nossa participação em um dos maiores podcasts da atualidade, o Radiofobia, do querido amigo Léo Lopes, quando ele nos perguntou: “O que ou quem define que é ou não é um bom fotógrafo?”, e assim, praticamente gravando ‘ao vivo’, tentamos encontrar uma resposta válida para essa pergunta, que parece simples mas não é, e não chegamos em um veredito. Por isso resolvemos convidar mais pessoas, um fotógrafo de casamento premiado e estudioso de arte, Rafael Karelisky, um empresário de sucesso marido de uma grande fotógrafa de família, Paulo Bettio, e uma pessoa respeitada da mídia que acompanha praticamente todo o mercado de fotografia nacional e também internacional, Léo Saldanha da Revista Fhox.

O que falamos durante o episódio de hoje:

– Uma introdução do Léo sobre ele e a revista Fhox
– O que é ser um bom fotógrafo para cada um?
– O que nós (Papo de Fotógrafo) dissemos no Radiofobia.
– O que ou quem define quem é um bom profissional?
– Algumas respostas das redes sociais.
– Qual o critério da Fhox para entrevistar alguém ou convida-la para palestrar?
– Técnica X Momento
– Formação X Talento
– Conclusão

Links citados:

Feira Fotografar
Chef’s Table | Netflix

Esperamos que curta essa ‘mesa redonda podcostal’!

—————

Alguns comentários das redes sociais:

Instagram:

@budaye A decisão de não seguir a cartilha de ninguém, e a opinião de não se transformar em mais um clone fotográfico;
@geanmonte originalidade e ousadia;
@samuelrego_ A sensibilidade ao enxergar algo. E transformar esse algo em poesia;
@carlosalves.decom Acho que um bom fotógrafo é aquele que se esforça ao máximo para realizar a ‘boa’ fotografia independente de nome, do equipamento, da experiência que ele tem. Tudo na fotografia ‘depende…’;
@eunice.pinheiro Quando você olha a foto e percebe que o fotógrafo leu a alma dos fotografados;
@albertopon É aquele detentor do trinômio “conhecimento técnico”, “feeling” e “luz”…;
@viniciusribeirofotografia Bons fotógrafos não perdem tempo pensando quem ou o que o faz ser bom fotógrafo ele apenas se preocupa em fazer o que faz com o coração;
@renilza.s “Ser um bom fotografo é deixar o cliente a vontade, ou seja,calmo e tranquilo, então veremos o resultado quando a foto estiver “pronta” e com relação a paisagem, basta ele estar em paz consigo mesmo que o resultado sairá em perfeita harmonia.

Facebook:

Joelcio Dunayski O cliente!
Wilson Antunes Ferreira Creio que o que define é a diferença, isso se aplica em tudo. Como Jos disse: Não queremos ser melhor que ninguém, queremos ser “DIFERENTE”, e a diferença sempre ganha o destaque.
Ricardo Andrade O que não e sim Quem. Técnica e equipamento é o básico para qualquer profissional trabalhar e qualquer amador com dinheiro compra equipamentos e livros pra estudar. Más quem define um bom fotógrafo são os clientes que ele conseguiu tocar o coração de cada um com suas imagens verdadeira que contam de uma maneira única a história desses clientes. Más para o fotógrafo conseguir isso, ele tem que ir muito mais além da fotografia e sim entender sobre pessoas, sobre a vida das pessoas que ele fotografa, e isso não é qualquer um que é capaz de fazer.
André Habib Complicado! Existe um caminho elegante para seguir! Independente do tipo de foto algumas são elegantes e sensíveis, outras não.
Victor Alvarenga Não existe definição, existe compatibilidade. É a mesma coisa de ser feio ou bonito… É uma questão de identificação com o que a pessoa é, o que ela representa e o que ela transmite através das suas fotografias.
Onézimo DiSouza Quando ouço “ser um bom fotógrafo” lembro que isso significa “agradar ao cliente” simples assim, só dependerá do nível de exigência de cada contratante.
Paulinha Barreto Segundo JR Duran… tem dois tipos de foto… a boa e a ruim. Simples assim…

—————

Anunciantes:

www.46graus.com
www.busquefotografo.com.br
www.iif.com.br

—————

Episódios relacionados:

Álbuns de Histórias!
A História se repete!
O negócio é planejar!
É ‘nóis’ na revista!
Fotografar e aprender!
Amador, Iniciante e Profissional!
RADIOFOBIA 181 – Diga “XIIIS”!

—————