Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Inovação e Negócios

Acabou o Carnaval – Feliz Ano Novo!

12 de Fevereiro de 2016

O ano no Brasil só começa após o carnaval!

Seria esta apenas uma expressão, algo folclórico, uma alegoria criada por causa do perfil alegre e festivo que caracteriza os brasileiros?

De qualquer forma, seja isso verdadeiro ou não, o fato é que já começamos 2016 muito atrasados em relação a tudo o que precisamos produzir para movimentar a economia brasileira com a energia necessária para sairmos do buraco em que entramos (ou nos enfiaram) nos últimos anos.

E tempos de dificuldade econômica exigem, de todos, maior criatividade e, também, maior assertividade. Não há muita margem para erros, principalmente para o pequeno empreendedor, ou para o empreendedor individual, como é o caso da maioria dos fotógrafos brasileiros.

Para quem se deixou levar pelos blocos e pelos trios elétricos e vai, efetivamente, começar o ano agora, vai precisar correr muito mais para tirar a desvantagem em relação a quem, desde o final de 2015, já começou a se preparar para os desafios do novo ano.

Planejamento é essencial sempre, mas em momentos de crise é vital! Pode ser a diferença entre permanecer no mercado, continuar crescendo ou ficar pelo caminho.

Quem fez a lição de casa em 2015, reduziu custos fixos, fez ajustes operacionais e redefiniu estratégias, está muito mais preparado para atravessar o Saara econômico que temos pela frente. Quem deixou para ver como iria ficar em 2016, após o carnaval, corre sérios riscos de não ter suprimentos suficientes para a longa e árdua jornada.

Metáforas à parte, o fato é que não há mais espaço para amadorismo em nenhum segmento e, principalmente, em segmentos altamente competitivos como o da fotografia.

Chegou a hora. Os modelos de negócio em fotografia precisam evoluir!

Modelos convencionais, ou tradicionais, ou conservadores, que nos trouxeram até aqui já não garantem mais a continuidade do negócio.

INOVAÇÃO é o único caminho para superarmos os desafios que temos pela frente!

A boa notícia é que inovação é um processo, que pode ser aprendido e exercitado por todos. Abordagens modernas, como o Design Thinking, estão conquistando seu espaço nas grandes corporações e nos principais núcleos de inovação do planeta, como a Universidade de Harvard, a NASA e as empresas do Vale do Silício.

Falaremos, em nosso próximo artigo, um pouco mais sobre inovação e Design Thinking e como isso pode impactar os negócios na fotografia.

Inovação e sucesso a todos!

Paulo Bettio
Publicitário, Empreendedor e Design Thinker

%d blogueiros gostam disto: