Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Newborn Photo Conference

10 dicas e curiosidades com Vanuza Amarante

8 de abril de 2016

Nos dias 19, 20 e 21 de Abril, daqui menos de duas semanas, acontecerá na Avenida Paulista, mais precisamente no Teatro Gazeta, a 6ª Edição do Newborn Photo Conference. O Papo de Fotografo trouxe, nos últimos dois meses, diversas dicas e curiosidades de alguns dos palestrantes que estarão no evento e, agora, trás, com Vanuza Amarante, a última sequência de dicas.

Vanuza é Designer gráfica e de produto, formada pelo Mackenzie – SP, fundadora da Vaalbuns inspirada pela experiência em escritórios de design no Brasil e Canadá. É amante de belas artes, papéis, texturas, tipografia e fotografia e possuí como seu público 95% de fotógrafos. O tema de sua palestra será “Design de álbum, entregando um sonho para o cliente”.

Sobre sua palestra Vanuza afirma: “Serão abordados temas relacionados à eficiente construção do álbum fotográfico, com técnicas criativas e teorias de design aplicadas, ministradas de maneira simples e de fácil entendimento (e que servem para todos os nichos). Além da palestra haverão alguns sorteios imperdíveis para os participantes”.

Quer conhecer algumas dicas? Oferecemos 10! Confira!

1 – O design e a fotografia andam bem sozinhos, mas quando juntos, criam um belíssimo resultado. Para os fotógrafos a maior dificuldade é o de oferecer um produto compatível com o conteúdo (estilo de foto e paleta de cores), por isso, é preciso saber escolher entre os diferentes gamas de tonalidades e tipos de revestimentos em nossos álbuns.

2 – Há uma diferença grande de tons entre os álbuns de casamento e os álbuns de crianças e famílias; em geral tons escuros como os da paleta de preto são evitados, por se tratar de um nicho mais “leve” visualmente.

3 – Os álbuns para newborn em geral são impressos em papel couché, até mesmo pela diferença de custo (em um ensaio deste tipo o valor de investimento do álbum dentre os demais itens é menor, quando comparado a um pacote de casamento).

4 – Sobre as tipografias não há uma regra que limite certa fonte para este nicho específico.

5 – Para começar a diagramar um álbum é preciso ter as fotos escolhidas em alta resolução, dentro de uma média de 3 fotos por lâmina para cálculo de quantas páginas serão necessárias para o projeto.

6 – É preciso ter um mínimo de estética e pensar em uma boa maneira para contar a história. Seguir a numeração das fotos nem sempre é uma regra, contanto que estejam em um mesmo contexto! Depois de impresso não dá pra ver qual é o número da foto aplicada, o que é levado em consideração é o destaque dentre as demais e se é eficiente na continuidade.

7 – Não acredito que a diagramação terceirizada tire a identidade visual do fotógrafo. Esta está no conteúdo da foto, no tratamento, na técnica. A diagramação terceirizada tem um ponto positivo, o diagramador não se envolveu como evento em questão, o que facilita a separação técnica do afetivo.

8 – O designer geralmente terá um olhar hábil, para selecionar quais deverão ser as imagens destacadas, qual é a que melhor se encaixa em uma página ou lâmina inteira, sem cortar olhos ou rostos ao meio, por exemplo.

9 – Um erro muito comum dentre os fotógrafos que diagrama os próprios álbuns é ter a falsa impressão de que estão economizando, sendo que a hora de trabalho deles deverá ser computada nos custos do produto. Uma mão de obra especializada diagrama um álbum, de uma maneira correta e eficiente, em cerca de 1 hora. Um fotógrafo muitas vezes leva dias para finalizar um álbum (muitas vezes não domina as ferramentas, ou está envolvido emocionalmente com os fotografados), e esquece deste tempo todo que deixou de estudar, fotografar, curtir com a família, ir a um cinema, teatro.

10 – Atualmente é fácil encontrar tutoriais na internet sobre as ferramentas, há muitos livros disponíveis sobre o assunto “diagramação”, além de videos explicativos. Um Workshop Vip é interessante para focar o ensino nas necessidades reais do fotógrafo.

As inscrições para o Newborn Photo Conference se encerram na segunda-feira dia 11, se você ainda não garantiu a sua inscrição não perca tempo. Acesse: newbornphotoconference.com.br

%d blogueiros gostam disto: