Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Histórias e Devanêios

Qual a relação da história e da fotografia?

11 de agosto de 2016

Imagino que muitos de nós, quando crianças, questionávamos qual era a real importância de se estudar algumas das matérias obrigatórias da escola. Eu mesmo questionei, algumas vezes, mas adorava estudar História, talvez pelo fato de ter tido um excelente professor ou por adorar as histórias como a do Asterix. Agora você deve estar se perguntando aonde eu quero chegar com esse papo.

História é a ciência que estuda o homem através do tempo. Investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem, certo?

Muitas formas de comportamento que observamos atualmente seriam muito mais fáceis de entender se não fosse a falta de conhecimento histórico. O estudo dessa ciência, portanto, tem a importância de nos dar suporte na compreensão para agir com maior prudência, civilidade e tolerância, tanto em nosso meio quanto em situações estranhas à nossa cultura.

A História é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado. Infelizmente.

Já entendeu qual é a relação deste papo com a fotografia?

O passado tem muita influência no futuro! Por isso que fotografamos o presente.

Esta aí um bom motivo pelo qual acredito tanto na fotografia documental. Com ela podemos ter imagens que farão com que o passado seja melhor compreendido por aqueles que fotografamos, talvez os faça refletir e até mudar de opinião. O fotógrafo é primeiro uma testemunha ocular do presente.

Se temos melhor entendimento do homem e do mundo poderemos então fazer melhores imagens deste homem no seu estágio presente e, como falei uns três parágrafos atrás, poderemos fazer isso também com maior tolerância com aqueles que são diferentes de nós mesmos.

Um viva ao passado, ao presente e ao futuro. Um viva as histórias. Um viva a fotografia!

Rafael Karelisky
www.rafaelkarelisky.com.br

%d blogueiros gostam disto: