Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Projetos Fotográficos #01

Janela de um carro

3 de Fevereiro de 2017

Já pensou fotografar de dentro de um carro?

Quem diria que ser passageiro no carro poderia virar um projeto fotográfico pelo olhar de Liliane Oliveira, de 32 anos, de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e mãe do Luis Felipe.

Tudo começou em 2009, quando ela ganhou sua primeira câmera e registrava tudo o que encontrava pelo caminho. Ela não saia de casa sem seu mais novo amor, a câmera.

Um dia, durante o percurso para o trabalho fotografou o que estava vendo de dentro do carro, sentia que faltava alguma coisa, mas continuou a fotografar. As imagens e suas histórias eram contadas nas redes sociais, mas não durou muito tempo, pois era complicado andar pela cidade com uma câmera na mão.

foto (1)

No ano passado (2016), resolveu retomar o projeto com uma pequena diferença: as fotos seriam feitas com um smartphone. E voltou a publicá-las nas redes sociais.

“A ideia do nome ‘Janela de Um Carro’ veio justamente porque é através da janela do carro que eu vejo o mundo a caminho do trabalho e a volta para casa” disse Liliane Oliveira.

O trajeto é guiado pelo pai, que alguns momentos esquece que a filha está fotografando e acelera na hora do clique. Muitas vezes a fotografia planejada fica guardada na memória por conta do movimento.

foto (2)

Para Liliane, escutar das pessoas que já fotografou alguém que elas conhecem, mesmo que sem querer, é muito gratificante.

Fotografar histórias. Muitas desconhecidas, muitas repetitivas, muitas inesperadas… mas histórias. Fazer as pessoas enxergarem de um outro jeito o mundo lá fora, é o incentivo para Liliane seguir em frente e continuar mostrando o seu mundo através da janela de um carro.

foto (4)

Para acompanhar esse projeto, siga www.instagram.com/janeladeumcarro/

—————

Texto: Debora Agostini
Revisão: Rafael Petrocco