Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Projetos Fotográficos #04

Retrato de Brincar

24 de fevereiro de 2017

Júlia, 21 anos, nascida e criada em Cuiabá, fotografa famílias há 4 anos. Os ensaios convencionais não faziam mais sentido para ela. Com isso, começou a se questionar de “Como a criança pode protagonizar o registro da sua infância, – excluindo os cenários montados e as poses das crianças – e ao mesmo tempo, mostrando a sua verdadeira infância?”

DSCF8888

DSCF8620

A ideia era fotografar famílias em viagens. Na Conferência Lampião, em julho de 2016 em Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, ela lançou a ideia e muitas famílias que estavam viajando ou que moravam no estado do Rio aceitaram a fazer parte do projeto. Depois que veio a ideia do nome “Retrato de Brincar”. Com esse trabalho, ela já foi para Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Belo Horizonte e Chapada dos Guimarães.

DSCF8575

0000050

“Ele [o projeto] nasceu para acrescentar, me ajudar a explorar outras visões da fotografia de família, me inserir e registrar o que muita gente não vê e ajudar com algo que eu não consigo prever que é imaginação de uma criança” conta ​​​​​​​​Júlia Muxfeldt.

DSCF5005

DSCF8646

Ela contou que a maior dificuldade do projeto é ser invisível. Dirige o mínimo possível para que a criança ignore a câmera. Para conseguir que a criança a ignore, ela conversa com as crianças uns minutinhos antes para deixar os pequenos brincarem, sonharem e se divertirem durante o ensaio.

Para acompanhar esse projeto, siga www.juliamux.com.br/retrato-de-brincar

—————

Texto: Débora Agostini

%d blogueiros gostam disto: