Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Exposição

Exposição mostra obras de arte em colagens feitas com sobras de material fotográfico

20 de março de 2017

Galeria Recorte apresenta de 16 de março a 29 de abril a exposição “Resquício”, de André Calvão, com visitação gratuita

São Paulo, março de 2017 – O artista André Calvão apresenta sua primeira exposição de colagem, intitulada “Resquício”, na Galeria Recorte. As obras de arte têm origem do “lixo” de material fotográfico e questiona o desperdício no cotidiano, ganhando força ao conscientizar o público sobre a importância de se reutilizar tudo em sua volta. A abertura da mostra é no dia 16 de março, às 19 horas, e tem entrada gratuita. A exposição permanece até o dia 29 de abril.

Processo-8

Em suas obras, Calvão reutiliza restos de material fotográfico, que vão desde embalagens de filmes, impressões de fotos usadas em testes de calibragens de impressoras, papel de revelação e até recibos e notas de compras. Incomodado com o que considera um desperdício desse tipo de resíduo, passou a acumular esse material por anos até ter um insight de que podia transformar tudo o que guardou em uma nova forma de arte.

Ao conscientizar e fazer arte, Calvão traz ao público a realidade do desperdício. “Eu quis colocar o observador em contato com a produção de uma imagem desde sua captura até a foto impressa, em seu resultado final, compartilhando as sensações de incompletude e incerteza características do processo fotográfico analógico”, explica artista.

Processo-22

A exposição na Galeria Recorte terá 43 dias de duração e contará com 10 obras de André Calvão, além de uma instalação com objetos e materiais que compõem o processo fotográfico. “Nas fotos de André, os ambientes crescem com o entorno fortalecendo o tema em foco, reduzindo o seu tamanho, mas não a sua importância. Neste trabalho de colagem, ele extrapola este conceito do entorno e transforma a matéria na construção de uma nova imagem, despertando a vontade de fotografar”, afirma o skatista profissional Klaus Bohms, que acompanha o trabalho do artista.

AGENDA

EXPOSIÇÃO “RESQUÍCIO” de ANDRÉ CALVÃO
De 16 de março até 29 de abril – Abertura 16 de março às 19h
GALERIA RECORTE – Rua Augusta, 829 – São Paulo
Site: www.galeriarecorte.com.br – Facebook: www.facebook.com/galeriarecorte
Telefone: (11) 3368-9824/ (11) 98200-0805

SOBRE A GALERIA RECORTE

A Galeria Recorte é um espaço multicultural que reúne arte e beleza. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica de colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão”. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o local também conta com um café com opções veganas e um salão de beleza.

%d blogueiros gostam disto: