Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Artigos

Fotografia em Séries

1 de março de 2017

A fotografia sempre esteve presente e diretamente ligada ao cinema, mas com o passar dos tempos e evolução das mídias, a TV começou a sair da sua forma mais “quadrada” e aplicar em séries e novelas o conceito de cinematografia mais avançado.

Hoje, series não ficam com nada a dever ao cinema em termos de fotografia.

Das sitcons em auditórios às series mais complexas, os diretores de fotografia estão lá. Buscando se reinventar, abusando de estilos já conhecidos ou até mesmo criando seus próprios. O importante é que a fotografia, em muitos casos passa a ser mais uma personagem no enredo. Ajuda a contra histórias, cria um estilo e, principalmente, dá a identidade pra trama.

Se você parar para pensar, com certeza vai se lembrar de imagens e estilo estético de uma série que te marcou. Agora, pensa bem: quem foi o responsável por isso? Algumas vezes, a história nem era tão boa ou os atores maravilhosos, mas a estética… Isso ficou registrado.

Já me vi, por exemplo, envolvido com séries só pelas tomadas de inserts de imagens que ela tinha, pela composição e pelos enquadramentos.Até novela, recentemente, me peguei assistindo pela estética fotográfica… Mas vamos falar sobre isso em uma outra oportunidade.

Hoje, canais como a HBO e a própria Netflix, investem em construir estéticas para marcar seus produtos. Criam estilos e marcam suas séries com primorosas direções de fotografia e criam identidades próprias. Duvida? Bom, façamos um teste:

Se você é fã de séries, tente descobrir pelas imagens abaixo de onde são essas imagens.

1

2

3

4

5

Bom, nem foi tão difícil, né? (Afinal, prum primeiro artigo, a gente não pode assustar todo mundo!)

Se você respondeu: Game of Thrones, Breaking Bad, Stranger Things, Sense 8 e House of Cards, parabéns! Você alem de conhecer pela fotografia é um viciado em séries!

Mas se você reconheceu apenas uma, com certeza, a forma como a imagem foi passada te fez lembrar da trama, de momentos que viu. Você teve flashes do todo. Ou seja, te fez remeter a identidade dessa série.

Agora, se você não conheceu nenhuma… Ou você não assiste séries ou nunca se ligou na fotografia. O que não é um problema, mas garanto que de agora em diante, isso vai mudar!

—————

Texto: Dantas Jr

%d blogueiros gostam disto: