Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Projetos Fotográficos #10

Escaping from Life

21 de abril de 2017

Já pensou em retratar o que para muita gente é bem inusitado? Pois é os fotógrafos Clayton Khan e Duda Maués decidiram retratar cemitérios.

Clayton, 34 anos, professor universitário e fotógrafo de Moda e Publicidade e Duda, 21 anos, estudante de Publicidade, criaram o projeto Escaping from Life. O principal objetivo do projeto é transmitir por meio das artes visuais, a naturalidade da morte e a diversidade cultural em volta do tema.

Cemit+®rio P+¿re Lachaise - Paris

Cemit+®rio de Sillustani - Peru

Em janeiro de 2016, a dupla começou a jornada no interior de São Paulo, passando por Campinas, Araçatuba, Ribeirão Preto, Itu e a capital São Paulo. Dai continuaram a jornada por alguns países da América do Sul como Peru, Bolívia, Argentina e Uruguai.

Nesse ano de 2017, eles foram para Europa e percorreram França, Portugal, Espanha e Inglaterra. “A ideia é percorrer os cinco continentes. Toda essa aventura com fotos e vídeos é compartilhada nas redes sociais, como Facebook e Instagram”, contou a dupla.

Segundo Khan, a ideia começou quando ele fez algumas visitas a cemitérios europeus. “Eles são encantadores. Aqui no Brasil, não tem o costume de visitar cemitérios. É um tabu. Além de ser despertado para a diversidade cultural dos ambientes de sepultamentos em relação ao Brasil”, complementa.

“Há muita cultura, escultura, política, religião, até mesmo sociologia e economia. A forma como um indivíduo vive e suas concepções vão influenciar diretamente a forma como é sepultado.” afirma Khan.

CEMIT+ëRIO DE CHAUCHILLA - NASCA - PERU (2)

Cemit+®rio da Saudade - Ara+ºatuba (2)

Contar para as pessoas que iam fotografar cemitérios causaram diversas reações da surpresa ao desprezo. Como eles mesmo dizem, a ideia do projeto é mostrar o oposto da ideia mórbida que o lugar carrega na cabeça das pessoas, mostrando vida e lucidez.

A grande dificuldade que a dupla acha sobre o projeto é desenvolver a arte e a cultura em cima de um assunto que é tabu, como é o tema do projeto.

Cemit+®rio de It+¦ - Janeiro 2016 (1_)

Conheça o projeto Escaping From Life de Clayton Khan e Duda Maués: instagram.com/escapingfromlife ; facebook.com/escapingfromlife

————–

Texto: Débora Agostini

%d blogueiros gostam disto: