Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Projetos Fotográficos #14

Colors

18 de julho de 2017

Beatriz Pacini é paulistana, 25 anos, desde pequena ama fotografia, aos 6 anos já utilizava uma câmera analógica para fotografar. É formada em design gráfico pela Belas Artes. Em 2015 começou a fotografar profissionalmente. A Beatriz fala que o seu trabalho consiste em transmitir a beleza natural de cada ser.
 
Utiliza a fotografia como instrumento representativo para ajudar a elevar a autoestima, proporcionar confiança e autoconhecimento para cada um, dentro da experiência fotográfica principalmente pela fotografia sensual e pelos projetos conceituais. 

Quanto a ideia do projeto Colors surgiu por causa do Design, ela é fascinada por cores, principalmente as cores complementares, sendo que a inspiração surgiu do círculo cromático e através das cores complementares para demonstrar o alto contraste de cores e ações.

Como disse Pablo Picasso “Em realidade, trabalha-se com poucas cores. O que ilude seu número é terem sido colocadas no lugar justo”, Beatriz diz que esta frase representa bem o que as cores complementares fazem, com apenas duas cores é possível obter alto contraste atraindo maior atenção do espectador. “Essa frase de Picasso eu usei no meu TCC na faculdade de design, criei um aplicativo para usuários Daltônicos e essa frase para mim reflete bem o que as cores complementares são, somente com duas cores você consegue alto contraste e dar destaque para qualquer coisa, inclusive na Moda.”

“Assim como as cores complementares são cores de extremos opostos no círculo cromático, as poses foram determinadas para gerar o mesmo efeito, “seriedade” x “descontração”. Contrastado pelos opostos e explorados nas formas pintadas no rosto de cada modelo, o projeto foi criado para demonstrar como pode-se transmitir alto contraste, não só pelo uso das cores, mas também pela polaridade das ações.”  
 
A ideia foi fazer uma pintura única em cada modelo utilizando formas mais geométricas, porém não simétricas, buscando ressaltar alguns traços, naturalidade e a essência de cada modelo e utilizando as cores complementares também nas tintas para inserir o modelo no contexto das cores. Foram utilizadas as cores complementares: vermelho e verde, amarelo e violeta, azul e laranja, rosa e verde no fundo de cada fotografia e na pintura dos modelos. 

Cada modelo tem duas fotos, uma com uma expressão séria/natural e outra descontraída. “Os extremos das poses foram explorados para reforçar o contraste e ressaltar como as cores se comportam na fotografia. Na expressão séria, as cores vibrantes se contrastam com a passividade estática do modelo proporcionando um efeito místico intrínseco no comportamento humano. Na expressão descontraída, o sentimento de alegria traz a tona o movimento das cores e exalta a essência de cada um.”

Assim como em seus outros ensaios, no projeto a Beatriz procurou proporcionar uma experiência única para cada pessoa que participou e explorar o lado sereno, a espontaneidade e descontração de pessoas que não estão acostumadas a serem fotografadas. 

“Foi muito divertido participar do projeto, desde a parte de pintar o rosto até a parte das fotos, quando tínhamos que fazer caretas! O resultado ficou incrível, a sensação de ter participado da construção de uma obra de arte fantástica” Victória Lucatto 

“Eu gostei muito de ter participado do Colors. Por ser um projeto descontraído, divertido, além de lindo, me ajudou com a minha vergonha, afinal foi a minha primeira participação em um projeto artístico profissional” Lais Meier

A primeira parte do projeto já foi finalizada, na próxima etapa ela está a procura de casais, é provável que seja realizada a segunda parte ainda este ano. 

Para acompanhar o projeto:
Instagram: @beatrizpaciniphotography | @beatrizpacini
Facebook: www.facebook.com/beatrizpaciniphotography
Site: www.beatrizpacini.wixsite.com/fotografia

—————

Texto: Bruna Medeiros

%d blogueiros gostam disto: