Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Artigos

Expectativa vs Curadoria

13 de outubro de 2017
art_rafaelpetrocco

É claro que ao acompanhar o trabalho dos melhores fotógrafos do Brasil e do mundo, logo imaginamos que, com casamentos iguais os deles, com casais que investem em fotografia e decoração, é fácil fazer fotografias lindas e que enchem nossos olhos, mas vou contar um segredinho que descobri fotografando com alguns dos fotógrafos que mais admiro, Rafael Karelisky e Lauro Maeda.

Primeiro vamos falar da expectativa.

Como eu disse no começo do texto, quando você recebe o convite para fotografar com um profissional que você admira e que tem um trabalho incrível, a primeira coisa que se espera é que o evento lhe presenteie com imagens tão impactantes quanto as que você vê nos blogs e nas redes sociais desses profissionais, ou seja, a expectativa está lá no alto do Monte Everest. Mas a realidade não é bem essa.

E esse é o segredo que tenho que contar: Todas as vezes que fotografei com um profissional de ‘palco principal’ descobri que os casamentos são quase todos iguais. O mesmo roteiro, as mesmas dificuldades, e a mesma descida desenfreada da expectativa, chegando até a base da montanha onde se encontra a realidade.

Nas oportunidades em que fotografei com o Maeda e com os Karelisky, fui designado para fotografar o making of do noivo, e de uma certa forma, sai chateado por acreditar que não foi (ou fui) produtivo, podendo comprometer o resultado do trabalho. Engano meu.

20160416_Camila_Denis0034

Eis que iremos abordar o outro tema desse post, a curadoria.

Muitas pessoas não dão a devida importância a essa parte do processo na pós produção, mas posso dizer com todo meu coração, que uma curadoria bem feita pode mudar o modo como você enxerga o seu trabalho.

Eu não sai satisfeito com o que fotografei nos dois making of, mas ao receber o link do slideshow curado e tratado com o olhar de profissionais que sabem o que procuram, eu vi imagens que nem sabia que tinha feito. Imagens essas que contam uma parte de uma história que estava sendo construída durante o dia do casamento e que só teriam sentido e força quando reunidas com as outras fotografias. E esse é, com certeza, um dos segredos mais importantes dos fotógrafos de sucesso, ou como gosto de chamar, de fotógrafos com consistência em suas carreiras.

20160416_Camila_Denis0038

Se você está em uma crise de identidade, acha que seu trabalho tem que evoluir ou está pensando em desistir, pense mais um pouco, olhe seu trabalho novamente, com mais atenção, peça ajuda ou faça um workshop com um profissional que admira e descubra que você já caminhou mais do que acreditava ter caminhado e está muito próximo do que buscava.

Não crie expectativas, faça acontecer.

———-

Rafael Petrocco@rafapetrocco
Publicitário, designer, fotógrafo, apresentador de podcast, Stormtrooper e pai da Elena. Acha que é um comunicador nato quando na verdade escreve ou fala apenas o que pensa.