Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Artigos

Sua Flora: uma série poética sobre flores e amor

29 de novembro de 2017
#suaflora

O início da série

Era primavera de 2015. Eu e Vitor já morávamos juntos há 1 ano. Num fim de tarde ensolarado, Vitor pegou as flores que estavam no vaso da sala, a toalha da mesa e me chamou: – bonita, deita aqui rapidinho. Quero fazer uma foto! Depois de algum tempo ajeitando delicadamente cada ramo de flor em volta da minha cabeça, clic.

A foto foi escolhida pelo Your Daily Photograph como melhor foto no concurso que tinha como tema love.

Assim nascia o #SuaFlora, uma série onde usamos a natureza como inspiração para dar singularidade a beleza das flores. Costumamos pensar que o Sua Flora também é poesia em forma de luz, uma declaração silenciosa de amor por nós mesmos e um pelo outro, num gesto de dedicação e entrega mútua à arte e a própria mãe natureza.

E as flores, da onde elas vem?

Bom, a primeira foto foi um mero acaso. Usamos flores que eu havia comprado num mercado que tinha perto de casa, em Brasília. As outras apareceram para nós. Seja na saída do teatro, na porta de casa, em alguma trilha em meio ao Cerrado, na casa dos meus pais, nos jardins da minha oma (é como chamamos as avós em alemão) ou no caminho que fazíamos durantes nossas inúmeras caminhadas pela cidade. Sabe, Brasília é uma cidade muito arborizada e acho que isso facilitou o início da série. Depois, obviamente, ficamos mais ousados e começamos a planejar viagens só para conseguir pegar determinada flor. Hoje, por onde vamos, ficamos de olho nas flores que estão ao nosso redor. Já fotografamos no Chile e nos Estados Unidos, além de algumas cidades do Brasil. A maioria das flores são do Cerrado e da Mata Atlântica.

O processo continua o mesmo da primeira foto: encontrar as flores, escolher um fundo bacana (geralmente usamos o próprio local onde a flor estava, ou então lenços, ou toalhas de mesa, rs), deitar, arrumar a disposição das flores (teve uma vez que Vitor demorou mais de 30 minutos fazendo isso – acho que é a parte do processo criativo que ele mais curte!), fazer carão e clicar.

Cada flor tem a sua história, o seu momento – por exemplo:

1. Uma rara Calliandra:

suaflora0

A delicada flor vermelha do Cerrado, brota entre as pedras e o capim seco, no auge da estação mais quente do ano. Põe suas flores durante o dia e ao cair da noite, elas já estão fechadas. Uma raridade. Sempre que íamos pegar uma trilha eu ficava torcendo para acha-las. Muitas foram as vezes que encontramos somente um exemplar. Obviamente, nunca o pegávamos. Até que um dia encontramos um campo cheio delas, foi a minha alegria.

Particularmente é uma das minhas fotos favoritas.

2. Ipê de geladeira:

suaflora7

Já era de tardezinha quando resolvemos sair para caminhar. No meio da caminhada nos deparamos com uma avenida de ipês floridos. Não pensamos duas vezes e começamos a ajuntar as flores que ja haviam caído. Quando nos demos conta, a noite caira e a luz se fora. Não teve jeito, tivemos que colocar as flores na geladeira. Para nossa sorte, no dia seguinte elas ainda estavam incríveis.

O que é comum em quase todas as fotos é o respeito que temos com a natureza. Procuramos sempre escolher as flores que já cairam do pé e, quando é o caso de coletar, nunca pegamos todas as flores do mesmo pé, vamos atrás de outro exemplar da mesma espécie na redondeza. Se não tem, desapegamos e vamos em frente.

Um livro, uma mostra e mais flores

A ideia agora é juntar todas as fotos num livro e quem sabe fazer exposição.
No meio tempo, continuaremos nos encontrando nas flores do meio do caminho. Queremos fotografar flores da Amazônia, dos Pampas, da Caatinga, do Pantanal… do mundo!

suaflora12

Sua Flora na mídia:
C-Heads: http://www.c-heads.com/2017/11/19/sua-flora-a-poetic-series-on-flowers-and-love/
IdeaFixa: https://www.ideafixa.com/post/sua-flora-uma-serie-poetica-sobre-flores-e-amor
Epics: https://www.epics.com.br/blog/projeto-reune-fotografia-botanica-poesia

Quem somos?
Vitor Sá – Fotógrafo
Vitor Sá nasceu na capital do Brasil em 11 de fevereiro de 1984, começou a fotografar aos 11 anos, atualmente mora entre DC e Nova York.
www.vitorsa.com / @vitorsaphoto

Carolina Schaffer – Modelo
Bióloga com mestrado em Botânica, Carolina nasceu no interior de Santa Catarina. Hoje combina poesia com aquarelas e fotografias.
www.carolinaschaffer.com / @jacarol