Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Artigos

O fotógrafo bitolado

12 de junho de 2018

O Fotógrafo Bitolado (a partir de agora chamado de FB) é aquele cara que “2+2=4”. Na matemática isso é certo. Agora, na fotografia, isso é ser limitante.

O FB é o cara que pega uma regra, e segue ela até não poder mais. Usa-a à exaustão. Quer ver? Só joga uma foto centralizada num grupo, que vai aparecer uns trocentos FB dizendo “Tá fora da regra dos terços”. Esses caras aprenderam que enquadramento é regra dos terços, e até a foto do hamburguer que eles tão comendo é nos terços.

Se forem num workshop e o instrutor disser “Tem que dar três pulinhos antes de apertar o botão”, tu vai ver um monte de fotógrafos em casamento dando três pulinhos em cada click. Porque é regra. Para esses caras, quem cria a regra é o fotógrafo bam bam bam.

O FB também tem o costume de dizer “Só fotografo em RAW” ou “Só fotografo em modo M, porque dai tenho mais controle da minha foto”. Enquanto isso, a leva de fotógrafos que tão no topo da cadeia alimentar tudo usando P, Av, Tv, JPG e não deixando de serem fotógrafos. O FB precisa entender que não é o modo da câmera que faz o fotógrafo, é o resultado final. Se o cara obtém uma boa foto com M, ótimo. Se outro obtém uma boa foto com P, segue estando ótimo, e ele não deixou de ser fotógrafo.

O FB é o cara que precisa se posicionar como o fotógrafo que domina a técnica para se sobrepor ao resto dos mortais. Não deixa sua fotografia fluir, sua criatividade tomar conta, e no final do dia tá com o cartão cheio de “mais do mesmo”, porque precisou seguir as regras. Isso quando não fala que as “quebra”, pra justificar uma foto fora do padrão usual dele. Foto fora da regra dos terços é foto com regra “quebrada”, na cabeça dele. Só que ele não sabe é que só porque ele não conhece uma outra regra, não quer dizer que ela não exista.

Enquanto o FB tá cagando regra no Facebook, o fotógrafo “open mind” tá fotografando. Nem que seja a namorada numa luz diferente que tá entrando pelo quarto.

%d blogueiros gostam disto: