Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
MBA Fotográfico

Como superar os obstáculos pessoais na carreira?

13 de dezembro de 2018

Olá Elementos, tudo bem?

Estamos de volta com o MBA Fotográfico podcast (como podem perceber), um projeto idealizado por Fabio Laub, Lauro Manda e o espanhol Sergi Escrivá, em parceria com a dupla do Papo de Fotógrafo, Ana e Rafael.

Depois de alguns anos palestrando e ministrando workshops pelo Brasil e pelo mundo, resolvemos nos reunir para compartilhar toda nossa experiência adquirida nesse percurso de uma forma que pudéssemos ajudar a outros colegas de profissão a alcançarem o sucesso, e dessa união nasceu o Elements, um workshop com conteúdo voltado para a fotografia como negócio. A experiência foi tão enriquecedora que decidimos expandir nossos horizontes e nada melhor do que usar a internet para alcançar novos lugares, novas pessoas, novas histórias.

É por isso que hoje estamos aqui, para compartilhar com vocês, de uma maneira prática e objetiva, todo nosso conhecimento e claro, ajudar você aí do outro lado, a alcançar seus objetivos. Quer saber como? Fique aí e não desligue.

—————

Entenda o caso

“Olá Laub, Maeda e Sergi, tudo bem? Espero que sim.

Ouvi atentamente o episódio anterior, aliás deixa eu parabenizá-los pela iniciativa, ouvir pessoas experientes como vocês, nos dá um gás a mais a continuar na profissão. E é justamente sobre o ‘se manter nessa profissão’ que venho pedir o conselho de vocês.

Já estou no mercado a um certo tempo (quase uma década), e tenho encontrado alguns desafios na carreira que não fáceis de superar. Sei que o foco do bate-papo ou divã é falar um pouco mais sobre negócios, mas talvez minhas perguntas não sejam tão exatas assim. Mas vamos lá!

Não comecei na fotografia por escolha, ela aconteceu. Eu estava sem trabalho, surgiu uma oportunidade e acabei entrando em um estúdio para atuar em outra área, mas acabaram me puxando para a fotografia. Aos poucos aprendi a gostar da profissão, fui investindo em cursos e workshops até poder ter meu próprio negócio. E é aqui que mora o problema.

Em teoria eu sei tudo o que é preciso fazer para começar o negócio com pé direito: Como cobrar, com quem me relacionar e etc, mas enfrento alguns desafios pessoais que podem estar me impedindo de seguir adiante. E é aqui que gostaria da opinião de vocês. Vou tentar listar alguns desses obstáculos.

1. A família não acredita na profissão, acha que é dispensável e que não dá dinheiro;
2. Apesar de estudar, perceber o desenvolvimento na minha fotografia, não estou satisfeito com o resultado;
3. Não consigo encontrar o meu estilo de trabalho;
4. Não sou mais jovem, ou seja, não tenho muito tempo útil nessa área
5. O mercado está saturado de bons e maus fotógrafos, sem contar a falta de ética

Acredito que eu não seja o único que esteja passando por essa crise pessoal e também profissional, por isso estou aqui pedindo o conselho de vocês para saber se vale a pena investir/insistir nessa profissão, ou melhor começar a procurar outra coisa para fazer.

—————

Bom, como puderam ver, ou melhor, ouvir, é assim que acontecerá nosso bate-papo mensal aqui no MBA Fotográfico, você nos conta sua história e faz suas perguntas, e nós, aqui do outro lado, iremos buscar as respostas que poderão ajudá-lo no seu negócio, na sua fotografia.

Não esqueça de nos escrever no email info@elementseducation.com.br e de nos seguir no Instagram @elementseducation, acompanhar nossos videos no Youtube e de se cadastrar no nosso site www.mbafotografico.com.br.

Um grande abraço e até a próxima.

—————

Episódios relacionados

Episódio #01 – Como começar a carreira na fotografia social?

%d blogueiros gostam disto: