Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia! http://www.papodefotografo.com.br O Papo de Fotógrafo, é o maior podcast sobre fotografia do Brasil. Tue, 12 Jun 2018 23:50:57 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.6 O Papo de Fotógrafo é o maior podcast de fotografia do Brasil, com quase 1 milhão de downloads, o programa tem ouvintes de todos os níveis, fotógrafos profissionais, amadores e amantes da fotografia. O programa é uma mistura de podcast com bate-papo, com muita informação e diversão. Para ouvir essa mistura de fotografia e experiências, é só acessar o site ou assinar no seu aplicativo de podcast. Aproveite, puxe a cadeira, e acompanhe o Rafael Petrocco, Ana Cariane e seus convidados. Ana Cariane e Rafael Petrocco clean Ana Cariane e Rafael Petrocco contato@papodefotografo.com.br contato@papodefotografo.com.br (Ana Cariane e Rafael Petrocco) Copyright 2013 - Papo de Fotógrafo, Ana Cariane e Rafael Petrocco. Todos os direitos reservados. Um bate-papo divertido sobre Fotografia! Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia! http://www.papodefotografo.com.br/podcast/imagens/itunes_papofotografo.jpg http://www.papodefotografo.com.br 57767479 Fotografando com a sua Câmera Velha http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/fotografando-com-a-sua-camera-velha/ http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/fotografando-com-a-sua-camera-velha/#respond Tue, 12 Jun 2018 23:50:57 +0000 http://www.papodefotografo.com.br/?p=8665

Olá papudos! Quem disse que a fotografia analógica iria morrer? No bate-papo dessa semana, convidamos o fotógrafo, professor e youtuber Antonio Neto para falar de uma das suas maiores paixões, a fotografia com filme. Durante nossa conversa falamos do seu envolvimento com a origem da fotografia, a criação do canal e tudo sobre essa paixão […]

O post Fotografando com a sua Câmera Velha apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>

Olá papudos!

Quem disse que a fotografia analógica iria morrer?

No bate-papo dessa semana, convidamos o fotógrafo, professor e youtuber Antonio Neto para falar de uma das suas maiores paixões, a fotografia com filme.

Durante nossa conversa falamos do seu envolvimento com a origem da fotografia, a criação do canal e tudo sobre essa paixão que vem conquistando muitos fotógrafos nascidos na era digital.

Se você é nostálgico ou quer saber mais sobre essa área, é só dar o play!

O que falamos durante o programa:
– Conhecendo Antônio Neto;
– Vamos falar um pouco sobre Fotografia Analógica?;
– Como surgiu o canal Câmera Velha?;
– As principais diferenças entre o Analógico e o Digital;
– Dicas para começar a fotografar com filme;
– Qual câmera e filme é melhor para começar?;
– Como revelar os filmes, em casa ou no laboratório?;
– Fotografia analógica não é pura;
– A importância de ter imagens impressas/ampliadas;
– Qual o papel das câmeras instantâneas no mercado analógico?;

Fotógrafos citados:
– André Teixeira – www.brancoprata.com
– Fabio Olivira – http://www.fabiooliveira.com.au/
– Rafaela Azevedo – www.rafaelaazevedo.com.br

—————

CUPOM DE DESCONTO ALBOOM: PAPO30BOOM
CUPOM DE DESCONTO BCRAFTSMAN: PDF1001

—————

Site: antonionetofotografia.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/cameravelha
Instagram: instagram.com/antonionetofotografias; instagram.com/antonionetoinsta; instagram.com/cameravelha
Youtube: www.youtube.com/channel/UC0dH6zhO7QDejVsQ4DuOwKA

—————

Patrocínios:
www.pdfagenda.com.br
www.alboom.com.br;
direto.digipix.com.br
www.bcraftsman.com.br

—————

Episódios relacionados:
André Correa – Queimando tudo até o último filme
Papo Analógico

—————

O post Fotografando com a sua Câmera Velha apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>
http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/fotografando-com-a-sua-camera-velha/feed/ 0 Olá papudos! Quem disse que a fotografia analógica iria morrer? No bate-papo dessa semana, convidamos o fotógrafo, professor e youtuber Antonio Neto para falar de uma das suas maiores paixões, a fotografia com filme. Olá papudos! Quem disse que a fotografia analógica iria morrer? No bate-papo dessa semana, convidamos o fotógrafo, professor e youtuber Antonio Neto para falar de uma das suas maiores paixões, a fotografia com filme. Durante nossa conversa falamos do seu envolvimento com a origem da fotografia, a criação do canal e tudo sobre essa paixão […] Ana Cariane e Rafael Petrocco clean 1:09:15 8665
O fotógrafo bitolado http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/o-fotografo-bitolado/ http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/o-fotografo-bitolado/#respond Tue, 12 Jun 2018 19:00:14 +0000 http://www.papodefotografo.com.br/?p=8685

O Fotógrafo Bitolado (a partir de agora chamado de FB) é aquele cara que “2+2=4”. Na matemática isso é certo. Agora, na fotografia, isso é ser limitante. O FB é o cara que pega uma regra, e segue ela até não poder mais. Usa-a à exaustão. Quer ver? Só joga uma foto centralizada num grupo, […]

O post O fotógrafo bitolado apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>

O Fotógrafo Bitolado (a partir de agora chamado de FB) é aquele cara que “2+2=4”. Na matemática isso é certo. Agora, na fotografia, isso é ser limitante.

O FB é o cara que pega uma regra, e segue ela até não poder mais. Usa-a à exaustão. Quer ver? Só joga uma foto centralizada num grupo, que vai aparecer uns trocentos FB dizendo “Tá fora da regra dos terços”. Esses caras aprenderam que enquadramento é regra dos terços, e até a foto do hamburguer que eles tão comendo é nos terços.

Se forem num workshop e o instrutor disser “Tem que dar três pulinhos antes de apertar o botão”, tu vai ver um monte de fotógrafos em casamento dando três pulinhos em cada click. Porque é regra. Para esses caras, quem cria a regra é o fotógrafo bam bam bam.

O FB também tem o costume de dizer “Só fotografo em RAW” ou “Só fotografo em modo M, porque dai tenho mais controle da minha foto”. Enquanto isso, a leva de fotógrafos que tão no topo da cadeia alimentar tudo usando P, Av, Tv, JPG e não deixando de serem fotógrafos. O FB precisa entender que não é o modo da câmera que faz o fotógrafo, é o resultado final. Se o cara obtém uma boa foto com M, ótimo. Se outro obtém uma boa foto com P, segue estando ótimo, e ele não deixou de ser fotógrafo.

O FB é o cara que precisa se posicionar como o fotógrafo que domina a técnica para se sobrepor ao resto dos mortais. Não deixa sua fotografia fluir, sua criatividade tomar conta, e no final do dia tá com o cartão cheio de “mais do mesmo”, porque precisou seguir as regras. Isso quando não fala que as “quebra”, pra justificar uma foto fora do padrão usual dele. Foto fora da regra dos terços é foto com regra “quebrada”, na cabeça dele. Só que ele não sabe é que só porque ele não conhece uma outra regra, não quer dizer que ela não exista.

Enquanto o FB tá cagando regra no Facebook, o fotógrafo “open mind” tá fotografando. Nem que seja a namorada numa luz diferente que tá entrando pelo quarto.

O post O fotógrafo bitolado apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>
http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/o-fotografo-bitolado/feed/ 0 8685
Eu quero ser fotógrafo, o que eu faço? http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/eu-quero-ser-fotografo-o-que-eu-faco/ http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/eu-quero-ser-fotografo-o-que-eu-faco/#respond Thu, 07 Jun 2018 21:33:06 +0000 http://www.papodefotografo.com.br/?p=8661

1. Compre uma câmera. Só dá pra fotografar com uma câmera. Não importa se é uma câmera de celular, uma superzoom (que muita gente conhece, de forma errada, como “semi-profissional”), ou uma DSLR (que o pessoal chama de “profissional”, também de forma errada). 2. Estude. Não existe fotografia sem estudo. Se tu comprar uma câmera, […]

O post Eu quero ser fotógrafo, o que eu faço? apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>

1. Compre uma câmera. Só dá pra fotografar com uma câmera. Não importa se é uma câmera de celular, uma superzoom (que muita gente conhece, de forma errada, como “semi-profissional”), ou uma DSLR (que o pessoal chama de “profissional”, também de forma errada).

2. Estude. Não existe fotografia sem estudo. Se tu comprar uma câmera, apontar pra algo e apertar o botão, tu vai estar fazendo exatamente isso: apertando o botão. Fotografia (ou “escrever com a luz) é ter conhecimento da “ortografia” e da “gramática” da luz. Senão, é como eu querer se escritor e não saber escrever.

3. Fotografe. Pegue esse conhecimento que tu adquiriu em cursos, workshops, livros, videos, conversas com outros fotógrafos, e aplique. Sei que tá complicado ir pra rua com equipamento e não ser roubado, mas é preciso fazer um esforço. Se tá complicado de ir pra rua, fotografe em casa. Pega o teu gato tomando sol e analisa a cena. Tenta entender como a luz se comporta no pelo do bicho. Olha pras sombras, olha pra luz, depois olha pras sombras de novo. Fotografia é basicamente luz e sombra. O resto é perfumaria.

“Tah, mas eu quero começar a ganhar dinheiro com fotografia”. Então, antes de mais nada, tem que tirar da cabeça que tu vai “ganhar dinheiro” com fotografia. Tu vai ralar muito pra ter dinheiro na conta. E, não vai ser apenas comprando uma câmera e dizendo “Oi, sou o fulano e sou fotógrafo” que isso vai acontecer. Tem que começar aos poucos.

Quer ser fotógrafo de casamentos? Primeiro saiba como funciona um casamento. O que está envolvido no ritual, pq as pessoas casam, o que elas querem quando casam. Entenda de pessoas. Entenda de rituais. De “timing”. Dai pega e vá carregar equipamento pra um fotógrafo que já trabalha na área. De graça. Isso vai te ajudar a entender todo o fluxo do evento, como o fotógrafo se comporta e, principalmente, a ser pró-ativo durante o casamento. Antecipar momentos. Olhar antes de fotografar. Pensar antes de fotografar. Dai, quando tu já souber mais que o cara que tá te levando, é hora de pegar a câmera ser terceiro fotógrafo, que é aquele cara que vai fotografar sem compromisso de fazer foto boa. Tá lá mais pra aprender quando apertar o botão do que fotografar. Dai, quando tu dominar isso, vai ser segundo fotógrafo, que é o cara que segura as pontas enquanto o primeiro, que é o cara que tá te levando, tá preocupado em fazer as fotos com a assinatura dele. Faz isso durante um ano, dois anos, três anos. Pega aniversário infantil enquanto isso. Pega batizado. Pega confraternização de empresa. E vai fazendo freela pra outros caras. Tu não vai ser o novo Everton Rosa no primeiro casamento que tu fotografar por conta.

Quer fotografar ensaio feminino? Pega a tua irmã e leva pra pracinha. Pega a tua prima e leva pro meio do mato. Pega a tua namorada e aluga um quarto de hotel. Vai pra praia com as amigas e fotografa elas. Tu não vai ser o novo Juliano Coelho no primeiro ensaio que tu fizer.

Quer ser fotógrafo de shows? Compra ingresso pro show daquela banda local, para lá na frente do palco e faz uns cliques. Conversa com aquele amigo que tem banda e faz fotos do ensaio deles. Tu não vai ser o novo Rafael Kent no primeiro show que fotografar.

Conhece esses três nomes que eu citei? Ótimo. Se não conhece, isso é outra coisa que tu precisa fazer: conhecer quem são os “big players” do mercado que tu quer entrar. Não importa se tu gosta da foto dos caras, se é o estilo que tu quer fazer, precisa conhecer. Ver as fotos desses caras, entender como eles trabalham, pra quem trabalham, pq trabalham. Esquece o “Zé das Fotos” da tua cidade, o cara que ninguém conhece além de ti. Melhore as tuas referências. Conheça o Sal Cincotta, o Joe Buissink, o Everton Rosa, o Yervant, a Maíra Erlich, o Lucas Lermen, e mais uma lista de nomes, se tu quer fotografar casamentos. E descubra quem são as referências desses caras. Tu vai descobrir que nem são fotógrafos de casamentos, mas fotógrafos de moda, de publicidade, documental, de guerra, menos fotógrafos de casamento.

Expanda teus horizontes. Ficar das 8h da manhã até as 22h trancado num estúdio, atendendo clientes que pagam R$ 100,00 num ensaio vai te ajudar a pagar tuas contas, mas vai te manter fazendo as mesmas coisas sempre. Vá pra congressos. Faça workshops (de tudo, mesmo que não seja o que tu quer fotografar). Vá fazer workshop de newborn, mesmo que tu não te imagine fazendo fotos de recém-nascido. Vá fazer workshop de flash, mesmo que tu queira trabalhar exclusivamente com luz natural. Conhecimento nunca é demais.

E, acima de tudo, seja criativo. Alimente a tua criatividade.

—————

Yul Barbosa
www.emotecinephoto.com.br

O post Eu quero ser fotógrafo, o que eu faço? apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>
http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/eu-quero-ser-fotografo-o-que-eu-faco/feed/ 0 8661
20 conselhos do Primo Tacca Neto para você fotógrafo http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/20-conselhos-primo-tacca-neto-fotografo/ http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/20-conselhos-primo-tacca-neto-fotografo/#respond Sun, 03 Jun 2018 01:08:54 +0000 http://www.papodefotografo.com.br/?p=8656

ISO ninguém fala… (Fotógrafos, leiam com atenção) Primeiro nasce o amor falando baixinho no seu ouvido: – Olhe com o coração! Se identifique, perceba, reflita e por fim, CLIQUE! Abra os olhos e flutue: “Ah meu Deus, QUE FOTO! Que coisa mais incrível!”, e você sente que tem toda a percepção do mundo em suas […]

O post 20 conselhos do Primo Tacca Neto para você fotógrafo apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>

ISO ninguém fala… (Fotógrafos, leiam com atenção)

Primeiro nasce o amor falando baixinho no seu ouvido: – Olhe com o coração! Se identifique, perceba, reflita e por fim, CLIQUE! Abra os olhos e flutue: “Ah meu Deus, QUE FOTO! Que coisa mais incrível!”, e você sente que tem toda a percepção do mundo em suas mãos. Vive um mundo invisível que ninguém vê.

Mas aí a técnica cochicha no outro lado: “Não! Não! Que amor o que. Compre uma câmera melhor, lente melhor, aprende a usar um fotômetro, abre um estúdio. Faz o que eu te digo que seu mundo será muito mais fácil, vai por mim!”

Putz! Será? Mas daí estamos falando de loucura! Meu deus, um estúdio! De curioso você vai.

Bokeh, longa exposição, panning, terços, golden hour, proporção áurea, contraluz, ISO, velocidade, diafragma, composição, zoom, tele, grande angular, luz natural, velocidade de sincronismo, TTL, Photoshop, crop, pele, noise, layer, nitidez, high-end-retouch, separação de frequência, calibração de câmera, monitor, impressora, prova de cor, fechamento de arquivo. Uma lista interminável. Você acha que sabe tudo e vai pro mercado. E incrivelmente os problemas começam a acontecer.

1 cliente = 20 problemas.
2 clientes = 40 problemas.

OH MY GOD! Preciso de técnica! E você vai se afundando mais! E mais! Passa mais 2 anos.

1 cliente = 5 problemas
2 cliente = 10 problemas

Passa mais 2 anos.

1 cliente = 0 problema
2 cliente = 1 problema

Bem, nessa altura do campeonato com todos os problemas que já enfrentamos já estamos falando de uma empresa com funcionários, meta mensal, anual. Você tem muitos clientes, agenda cheia, projetos fotográficos, convites, muito gigas de dados para lidar, muito conteúdo para postar, muitas viagens, experiências, pessoas novas todos os dias e óbvio: Muitos impostos e taxas para pagar.

Mas onde está o divisor de águas? Ele se chama “Expertise”.

Fiz uma lista, algumas coisas para você colar atrás da porta e ler todo dia (talvez você não vai entender, mas quando a sua hora chegar você vai lembrar de mim).

Vamos lá:

01 – NÃO ENTRE na fotografia e em negócio nenhum por dinheiro, você vai quebrar. Simplesmente saiba o seu custo e batalhe por isso;

02 – VALORIZE primeiramente os clientes que mostram com o dedo onde você está errando. Saiba escutar. Mas também saiba se defender quando for necessário. Não queira ser o melhor do mundo, seja o melhor no que você faz;

03 – PISE somente onde puder andar. Não se meta a fotografar ou em assuntos que não possa resolver caso dê algum problema, mas se tiver que fazer, tenha as pessoas/ferramenta aos eu alcance para resolver o problema;

04 – PARCERIA não existe. Esqueça. Maior mito do mundo corporativo. Com o tempo você aprende. Deixa dar um problema bem sério e você vai saber do que estou falando;

05 – FREELANCER quando você mais precisar dele, ele não vai atender o telefone, nem whatsapp, o pneu vai furar, a tia vai morrer ou qualquer coisa do gênero. Mas no fundo ele quer te dizer: “Te fode meu amigo… Não me programei, peguei mais trabalho do que eu devia e não vou poder te entregar no prazo combinado.”;

06 – DE GRAÇA nem a morte vem. Pare de pedir coisas pros outros e comece a ir atrás e conquistar as suas. Aprenda a pescar e pare de pedir peixe. Nada é de graça nessa vida;

07 – “DEUS não mata, mais achata” – ditado do meu pai Gemildo Tacca – Seja honesto em todos os pontos e não deixe pontos cegos. Não iluda, não prometa, não minta, um dia a casa caí. Não sonegue impostos, não fofoque, não arme coisas por trás, não roube e o que tiver que falar, fale para a pessoa olhando nos olhos;

08 – CUIDE da sua imagem. Vendemos imagem, trabalhamos com imagem;

09 – ADMITA quando errar. A pior pessoa é aquela que só fez cagada, todos estão vendo e ainda não conseguem admitir;

10 – CADA minuto que passa e uma nova chance de virar a mesa;

11 – PAGAR com banana, você só vai ter macaco pra trabalhar;

12 – MERCADO é como uma grande porta pesada, demora para abrir e depois de aberta só você consegue fechá-la;

13 – TENHA SEDE! Estude, pesquise, busque. Você vai descansar quando morrer. Baixe a cabeça e corra!;

14 – CRIE a oportunidade se ela não aparecer;

15 – JAMAIS fale mal de outros fotógrafos quando você começou ontem e não sabe nem a diferença entre RAW e JPG. Todos te ignoram porque sabem a merda que faz;

16 – FUJA da zona de conforto. Já dizia o ditado: “Mar calmo não faz um bom marinheiro. Não se encha de coisas que tiram o teu foco”;

17 – TER um dom não é garantia que o mercado vai absorver a sua arte;

18 – LIDERANÇA é você saber que, quando você não tem esse poder a equipe domina. Lembram na sala da aula do primário aqueles professores que não tinham domínio de classe? Se não tiver essas características nessas alturas eu diria: “TVN (Te vira negão!).” Ahhh… e aprende rapidinho porque você será descartado rapidinho.

19 – VENCER sem riscos é triunfar sem dignidade. Pare de ficar batendo nas costas dos outros, se fazendo de amigo e com falsidade. Você até terá algum sucesso, mas quando perceberem que você só promete o que não pode cumprir, será automaticamente vomitado pra fora.

20 – COMPARTILHE este texto com seus amigos fotógrafos, um dia eles podem precisar!

{ Bonus } 21 – MODELOS: Quer dar uma de machão pegador e dar em cima de modelo no modo SPP (se passar, passou), vai fundo querido. Depois de 10 minutos, já haverá um grupo no whatsapp com os print das telas da sua cantada barata e todo staff estará sabendo. É sério, nunca tente isso.

Enfim, os últimos dias tem sido bem intensos, a cada a ano, a cada temporada eu vivo várias vezes o que escrevi acima. Mas o que me torna vivo e cada vez melhor no que eu faço é primeiramente os problemas que eu enfrento, depois as soluções que eu utilizo e por ultimo a confiança que eu gero em mim, na minha equipe e para meu cliente.

Isso não existe em livros, faculdades e você não vai comprar em lugar nenhum e provavelmente morrerá comigo.

—————

Texto publicado no Facebook por Primo Tacca Neto

O post 20 conselhos do Primo Tacca Neto para você fotógrafo apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>
http://www.papodefotografo.com.br/2018/06/20-conselhos-primo-tacca-neto-fotografo/feed/ 0 8656
A jornada do conhecimento http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/a-jornada-do-conhecimento/ http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/a-jornada-do-conhecimento/#respond Tue, 29 May 2018 13:15:52 +0000 http://www.papodefotografo.com.br/?p=8647

Olá papudos! Todo mundo sabe que fotografia vai muito além de talento. A fotografia, assim como outras profissões, também é preciso estudar e se dedicar. No bate-papo de hoje, convidamos os fotógrafos André Martins, Rafael Karelisky, Renato Dpaula, que além de fotografarem (quase) todos os dias, também dividem seu tempo compartilhando suas experiências através de […]

O post A jornada do conhecimento apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>

Olá papudos!

Todo mundo sabe que fotografia vai muito além de talento. A fotografia, assim como outras profissões, também é preciso estudar e se dedicar.

No bate-papo de hoje, convidamos os fotógrafos André Martins, Rafael Karelisky, Renato Dpaula, que além de fotografarem (quase) todos os dias, também dividem seu tempo compartilhando suas experiências através de cursos, workshops e palestras.

Quer saber qual o melhor caminho para estudar fotografia? É só dar o play!

O que falamos durante o programa:
– Conhecendo Rafael K, Renato Dpaula e Andre Martins;
– Onde posso estudar fotografia?;
– Como descobrir qual é o melhor caminho?;
– Quais as vantagens e desvantagens de cada um?;
– Teoria vs Prática;
– Os cursos e congressos online substituem o presencial?;
– O que é o workshop Veias?;

—————

CUPOM DE DESCONTO ALBOOM: PAPO30BOOM
CUPOM DE DESCONTO BCRAFTSMAN: PDF1001

—————

Site: www.martinsimagens.com.br
Facebook: facebook.com/AndreMartins
Instagram: instagram.com/martinsimagens

Site: www.rafaelkarelisky.com.br
Facebook: www.facebook.com/RafaelKareliskyFotografia
Instagram: www.instagram.com/rkarelisky

Site: www.renatodpaula.com.br
Facebook: www.facebook.com/renatodpaulaphoto
Instagram: instagram.com/renatodpaula

Site: www.veias.com.br
Facebook: facebook.com/veiasworkshop
Instagram: www.instagram.com/veiasworkshop
Youtube: www.youtube.com/playlistVEIAS

—————

Patrocínios:
www.pdfagenda.com.br
www.alboom.com.br;
direto.digipix.com.br
www.bcraftsman.com.br

—————

Episódios relacionados:
Rafael Karelisky – A história se repete!
Renato Dpaula – É preciso mudar!
Osvaldo S. Lima – Educação e formação na fotografia!

—————

O post A jornada do conhecimento apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>
http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/a-jornada-do-conhecimento/feed/ 0 Olá papudos! Todo mundo sabe que fotografia vai muito além de talento. A fotografia, assim como outras profissões, também é preciso estudar e se dedicar. No bate-papo de hoje, convidamos os fotógrafos André Martins, Rafael Karelisky, Renato Dpaula, Olá papudos! Todo mundo sabe que fotografia vai muito além de talento. A fotografia, assim como outras profissões, também é preciso estudar e se dedicar. No bate-papo de hoje, convidamos os fotógrafos André Martins, Rafael Karelisky, Renato Dpaula, que além de fotografarem (quase) todos os dias, também dividem seu tempo compartilhando suas experiências através de […] Ana Cariane e Rafael Petrocco clean 1:35:07 8647
O mercado está uma droga… mas o que tu está fazendo pra mudar? http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/mercado-droga-fazendo-mudar/ http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/mercado-droga-fazendo-mudar/#respond Tue, 22 May 2018 16:00:30 +0000 http://www.papodefotografo.com.br/?p=8644

“Ai, fulaninho tá cobrando só 100,00 por um ensaio! Que absurdo!” “Perdi um casamento pra um fotógrafo fundo de quintal que cobrou 500,00 dos noivos” “Cliente chorou preço e não quis fechar comigo” Eu leio essas frases direto no Facebook, principalmente em grupos grandes de fotógrafos de casamentos. É um chorando que o cliente não […]

O post O mercado está uma droga… mas o que tu está fazendo pra mudar? apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>

“Ai, fulaninho tá cobrando só 100,00 por um ensaio! Que absurdo!”
“Perdi um casamento pra um fotógrafo fundo de quintal que cobrou 500,00 dos noivos”
“Cliente chorou preço e não quis fechar comigo”

Eu leio essas frases direto no Facebook, principalmente em grupos grandes de fotógrafos de casamentos. É um chorando que o cliente não quer pagar aqui, outro reclamando do concorrente cobrando mais barato ali. E assim seguimos.

O mercado tá uma droga? Tá. Mas, quer um segredo? SEMPRE esteve uma droga. O ser humano trabalha com custo-benefício sempre. Quer o melhor pelo menor custo. Quer comprar Ferrari a preço de Fusca. E não é só na fotografia. Ou vai dizer que tu não pesquisa preço pra nada que compre, indo onde oferece o que tu quer pelo menor preço?!

O mercado tá uma droga, e a culpa é sempre nossa. Se o cliente quer mais por menos, nós como fornecedores queremos fazemos o contrário: queremos oferecer o mínimo pelo máximo. Estou generalizando, já que sei que muitos não trabalham assim. Mas é um comportamento comum no mercado.

O mercado tá uma droga, mas não fazemos nada pra mudar. Muito mais fácil reclamar do coleguinha que cobra barato, ou jogar a culpa no cliente que não quer pagar o que estamos cobrando, do que parar pra entender o que está acontecendo.

“Preciso melhorar a minha fotografia” diriam alguns. Dai vão, gastam fortunas em workshops de fotógrafos que estão “na crista da onda” ou em congressos de fotografia, mas quando voltam pra casa não aplicam nada do que foi ensinado. Seguem fazendo as mesmas fotos, usando as mesmas referências e obtendo os mesmos resultados.

“Se seguirmos fazendo as mesmas coisas, vamos conseguir obter os mesmos resultados”, diria alguma frase comum de perfil de Facebook de empreendedorismo. Quais os resultados que tu vêm obtendo que precisa alterar as ações?

Eu vou te dizer uma coisa que dá pra fazer. Se tu ver alguém cobrando barato, cola no cara e troca uma ideia. Vê se ele precisa de ajuda pra formatar o preço dele, se ele entendeu como calcula custo, se tá dentro do que ele precisa pra pagar as contas. Se lá no final ele ver que tava cobrando errado e mudar o preço, o mercado melhorou um pouco. Faz isso no próximo, e estimula esses caras a fazerem isso também. Se todo mundo der um passo e influenciar o outro a dar o mesmo passo, quando vê estamos lá na frente juntos.

Ao invés de reclamar que o cara comprou câmera e já tá vendendo trabalho sem saber fotografar, ensina. Monta um grupo com os fotógrafos da tua região e começa a trocar informações. “Ah, mas dai eu vou estar ajudando o meu concorrente a evoluir mais que eu”. Isso é pensar pequeno. Todo mundo ganha nesse cenário.

Eu sou da região do Vale do Sinos, perto de Porto Alegre. Aqui, se alguém quer aprender, temos poucos fotógrafos realmente bons dando cursos e oficinas, temos um evento grande por ano (o Fotoconhecimento), ou precisamos ir para fora da região pra aprender. E nem todo mundo tem grana pra investir nessas coisas. Dá pra ficar reclamando do mercado, da falta de oportunidades e da falta de coleguismo, ou dá pra tirar a bunda da cadeira e ir atrás de algo que resolva. Por menor que seja.

Ano passado eu resolvi tentar algo que mudasse. Criei um evento pequeno, o Foto+, com o objetivo de juntar os fotógrafos da região, trocar informações e fazer o mercado melhorar. Por menor que seja a mudança, é melhor que ficar parado sem fazer nada acontecer. Tivemos duas edições do Foto+ no ano passado, indo pra terceira esse ano.

Para pra pensar: o que dá pra fazer ai na tua região, na tua cidade, ou no teu bairro que seja, pra melhorar o mercado, valorizar a tua fotografia e fazer as coisas acontecerem de verdade?

O post O mercado está uma droga… mas o que tu está fazendo pra mudar? apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>
http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/mercado-droga-fazendo-mudar/feed/ 0 8644
A beleza dos editoriais infantis http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/a-beleza-dos-editoriais-infantis/ http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/a-beleza-dos-editoriais-infantis/#respond Mon, 21 May 2018 12:00:29 +0000 http://www.papodefotografo.com.br/?p=8626

Olá papudos! Dizem por aí que o equipamento não faz o fotógrafo, mas no caso do convidado de hoje, o equipamento, mais precisamente a lente, fez sua carreira crescer. No bate-papo dessa semana, conversamos com o fotógrafo Misha Voguel sobre seu trabalho com editoriais infantis, e o uso de uma lente rara que dá uma […]

O post A beleza dos editoriais infantis apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>

Olá papudos!

Dizem por aí que o equipamento não faz o fotógrafo, mas no caso do convidado de hoje, o equipamento, mais precisamente a lente, fez sua carreira crescer.

No bate-papo dessa semana, conversamos com o fotógrafo Misha Voguel sobre seu trabalho com editoriais infantis, e o uso de uma lente rara que dá uma característica especial nas suas imagens.

Pegue seu caderninho, ouvidos atentos e dá o play!

O que falamos durante o programa:
– Quem é Misha Voguel?
– A lente que deixou o fotógrafo famoso;
– A relação entre Fotografia vs Pintura;
– Como não deixar que o equipamento defina o seu trabalho?;
– O mercado de editoriais infantis;
– As dificuldades para entrar no mercado editorial;
– Como dirigir crianças em um ensaio?;
– Trabalho comercial vs trabalho autoral;
– Como vender o trabalho autoral?;
– Projeto Livro

—————

CUPOM DE DESCONTO ALBOOM: PAPO30BOOM
CUPOM DE DESCONTO BCRAFTSMAN: PDF1001

—————

Site: mishavoguel.myportfolio.com
Facebook: www.facebook.com/mishavogueloficial
Instagram: www.instagram.com/mishavogueloficial

—————

Patrocínios:
www.pdfagenda.com.br
www.alboom.com.br;
direto.digipix.com.br
www.bcraftsman.com.br

—————

Episódios relacionados:
Erika Verginelli – É só foto de revista!
Erika de Faria – O feminino na moda e na publicidade!
Cris Santoro – O empoderamento do retrato feminino
Evandro Veiga – A importância de um retrato
Danny Bittencourt – Retratos Artísticos
Tyto Neves – Retratos de Família

—————

O post A beleza dos editoriais infantis apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>
http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/a-beleza-dos-editoriais-infantis/feed/ 0 Olá papudos! Dizem por aí que o equipamento não faz o fotógrafo, mas no caso do convidado de hoje, o equipamento, mais precisamente a lente, fez sua carreira crescer. No bate-papo dessa semana, conversamos com o fotógrafo Misha Voguel sobre seu trabalh... Olá papudos! Dizem por aí que o equipamento não faz o fotógrafo, mas no caso do convidado de hoje, o equipamento, mais precisamente a lente, fez sua carreira crescer. No bate-papo dessa semana, conversamos com o fotógrafo Misha Voguel sobre seu trabalho com editoriais infantis, e o uso de uma lente rara que dá uma […] Ana Cariane e Rafael Petrocco clean 1:08:40 8626
Marketing Digital e o mundo das Redes Sociais http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/marketing-digital-e-o-mundo-das-redes-sociais/ http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/marketing-digital-e-o-mundo-das-redes-sociais/#respond Tue, 15 May 2018 11:10:06 +0000 http://www.papodefotografo.com.br/?p=8620

Olá papudos! Que o marketing digital está apenas engatinhando, todo mundo sabe, mas o que poucas pessoas sabem é como realmente ele funciona e pode ser eficaz para o seu negócio. E que as redes sociais não são a base de uma estratégia, elas devem ser canais. Para explicar timtim por timtim, convidamos a especialista […]

O post Marketing Digital e o mundo das Redes Sociais apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>

Olá papudos!

Que o marketing digital está apenas engatinhando, todo mundo sabe, mas o que poucas pessoas sabem é como realmente ele funciona e pode ser eficaz para o seu negócio. E que as redes sociais não são a base de uma estratégia, elas devem ser canais.

Para explicar timtim por timtim, convidamos a especialista no assunto, Liliane Ferrari para explicar o que é Marketing Digital e como as redes sociais funcionam para que a sua estratégia seja eficiente.

Pegue seu caderninho, ouvidos atentos e dá o play!

O que falamos durante o programa:
– Quem é Liliane Ferrari?;
– O que é Marketing Digital?;
– A importância das redes sociais no Marketing Digital?;
– Como a internet mudou a forma de comunicação empresa x cliente?;
– Tudo sobre o Facebook;
– O que é o ideal, Fanpage ou Perfil Pessoal?
– Instagram, a rede social do momento;
– O feed ficou para trás, agora o negócio é o Stories;
– O que são leads?;
– Não basta ter uma lista de email, tem que produzir conteúdo;
– De nada adianta se não tiver um Site/Blog;
– É possível ser autêntico e ao mesmo tempo ‘marketeiro’?

—————

CUPOM DE DESCONTO ALBOOM: PAPO30BOOM
CUPOM DE DESCONTO BCRAFTSMAN: PDF1001

—————
Cursos na Eduk: https://www.eduk.com.br/experts/LilianeFerrari
Com Scholl: www.comschool.com.br
Facebook: facebook.com/lilianeferrari; www.facebook.com/fanpagedalili
Instagram: www.instagram.com/lilianeferrari

—————

Patrocínios:
www.pdfagenda.com.br
www.alboom.com.br;
direto.digipix.com.br
www.bcraftsman.com.br

—————

Episódios relacionados:
Rafaela Zakarewicz – Não é só publicar no Facebook!
Rafaela Zakarewicz e Gustavo Franco – Não é só publicar no Instagram!

—————

O post Marketing Digital e o mundo das Redes Sociais apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>
http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/marketing-digital-e-o-mundo-das-redes-sociais/feed/ 0 Olá papudos! Que o marketing digital está apenas engatinhando, todo mundo sabe, mas o que poucas pessoas sabem é como realmente ele funciona e pode ser eficaz para o seu negócio. E que as redes sociais não são a base de uma estratégia, Olá papudos! Que o marketing digital está apenas engatinhando, todo mundo sabe, mas o que poucas pessoas sabem é como realmente ele funciona e pode ser eficaz para o seu negócio. E que as redes sociais não são a base de uma estratégia, elas devem ser canais. Para explicar timtim por timtim, convidamos a especialista […] Ana Cariane e Rafael Petrocco clean 1:40:54 8620
BusqueFotógrafo passa a fazer parte da Plataforma Alboom http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/busquefotografo-passa-a-fazer-parte-da-plataforma-alboom/ http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/busquefotografo-passa-a-fazer-parte-da-plataforma-alboom/#respond Thu, 10 May 2018 16:15:41 +0000 http://www.papodefotografo.com.br/?p=8611

O BusqueFotógrafo, a primeira e maior plataforma brasileira de busca de fotógrafos profissionais, com 7.000 profissionais cadastrados, e a Alboom, a maior plataforma brasileira de soluções para fotógrafos, anunciam a conclusão do processo integração de tecnologias e de negócios. A partir de abril de 2018 o www.busquefotografo.com.br passa a integrar o portfólio Alboom, complementando o […]

O post BusqueFotógrafo passa a fazer parte da Plataforma Alboom apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>

O BusqueFotógrafo, a primeira e maior plataforma brasileira de busca de fotógrafos profissionais, com 7.000 profissionais cadastrados, e a Alboom, a maior plataforma brasileira de soluções para fotógrafos, anunciam a conclusão do processo integração de tecnologias e de negócios.

A partir de abril de 2018 o www.busquefotografo.com.br passa a integrar o portfólio Alboom, complementando o amplo cardápio de produtos e serviços ofertados aos profissionais de fotografia.

A Alboom e o BusqueFotógrafo compartilham valores e objetivos estratégicos e juntos trabalharão para a valorização do mercado e da fotografia profissional no Brasil e no Mundo. Rafael Bigarelli, fotógrafo e um dos fundadores da Alboom, será o novo CEO do BusqueFotógrafo e liderará a estratégias da empresa nesta nova fase.

Próximos passos

O BusqueFotógrafo foi criado em 2012 para resolver um problema notado por Paulo Bettio e sua esposa, a fotógrafa Karim Scharf: encontrar fotógrafos profissionais e seus portfólios na internet em um só lugar. “Percebemos que era muito complicado encontrar fotógrafos, por isso criamos a plataforma para que um cliente possa fazer uma busca segmentada de fotógrafos, de uma forma muito mais rápida”, explica Bettio.

Ainda de acordo com Paulo, o movimento de expansão da plataforma irá ser muito rápido. Para o empreendedor, isso acontece porque os próximos passos envolvem olhar o futuro além da curva. Com isso, diversas ações serão criadas ainda este ano para multiplicar o número de inscritos na plataforma e alcançar também profissionais em outros países.

A ideia é que a plataforma se transforme no maior diretório do mundo, com fotógrafos de todas as áreas. “Essa solução vem para ajudar o mercado de fotografia de forma colaborativa e isso irá transformar a vida dos profissionais, com experiências únicas”, afirma Rafael Bigarelli.

Sobre a Alboom

Hoje a Alboom (www.alboom.com.br) é a única solução do mercado que oferece total controle no fluxo de trabalho do fotógrafo. Com todos esses produtos, a superplataforma gera conveniência,e elimina as barreiras que impedem um profissional de desempenhar bem suas múltiplas responsabilidades.

Do início ao fim do processo, o profissional tem controle de tudo que está sendo feito. Nenhuma etapa é perdida, e isso garante mais qualidade, redução de custos e abre novas oportunidades de venda, algo essencial em qualquer negócio. Única plataforma a oferecer um conjunto completo de soluções, que vão da geração de oportunidades de vendas (Alboom Pro Site), passando por venda (Clicster CRM), seleção e aprovação de imagens (Alboom Proof) até a diagramação e layout final (Alboom Designbox) incluindo realidade aumentada (RA) e a possibilidade de impressão de um álbum expresso.

O post BusqueFotógrafo passa a fazer parte da Plataforma Alboom apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>
http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/busquefotografo-passa-a-fazer-parte-da-plataforma-alboom/feed/ 0 8611
Centro Universitário Senac prepara profissionais para enfrentar desafios do competitivo mercado da fotografia http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/centro-universitario-senac-prepara-profissionais-para-enfrentar-desafios-do-competitivo-mercado-da-fotografia/ http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/centro-universitario-senac-prepara-profissionais-para-enfrentar-desafios-do-competitivo-mercado-da-fotografia/#respond Wed, 09 May 2018 19:02:48 +0000 http://www.papodefotografo.com.br/?p=8614

Graduação de fotografia está com inscrições abertas para o Vestibular Pioneiro no país em fotografia no ensino superior, o Centro Universitário Senac forma profissionais na área há quase 20 anos e está atento às novas configurações do mundo do trabalho. “Embora vasto, o mercado da imagem é extremamente competitivo. Com a redução do valor dos […]

O post Centro Universitário Senac prepara profissionais para enfrentar desafios do competitivo mercado da fotografia apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>

Graduação de fotografia está com inscrições abertas para o Vestibular

Pioneiro no país em fotografia no ensino superior, o Centro Universitário Senac forma profissionais na área há quase 20 anos e está atento às novas configurações do mundo do trabalho. “Embora vasto, o mercado da imagem é extremamente competitivo. Com a redução do valor dos equipamentos, as facilidades tecnológicas e a consequente massificação da produção imagética, os profissionais que conseguem mobilizar habilidades e competências e que são desbravadores de oportunidades tradicionais e de novas tendências do mercado fotográfico vão conquistar boa colocação”, avalia Fernando Citroni,coordenador do curso de Tecnologia em Fotografia, que está com inscrições abertas para o Vestibular de meio de ano.

O curso Tecnologia em Fotografia é destinado àqueles que buscam um estudo mais aprofundado na área da fotografia, incluindo reflexões dentro das áreas da comunicação e artes. “O curso notabiliza-se pela presença da metodologia de projetos, que estrutura disciplinas em que o aluno aprende a aprender, e constrói e percorre percursos próprios (projetos) para sua produção imagética“, conta Fernando.

A graduação também prioriza a formação de fotógrafos empreendedores, criativos, críticos e inovadores. A partir do curso, o aluno será capaz de gerir projetos, criar e realizar processos de pré e pós-produção fotográfica. Ao concluí-lo, o profissional terá capacidade para atuar nas mais diferentes áreas de produção imagética, entre as quais fotografia digital, tratamento manipulação da imagem, além de produção audiovisual e processos de animação no âmbito a partir da fotografia.

O profissional também poderá atuar com fotojornalismo, foto de estúdio, cobertura de eventos, com escritórios de arquitetura, engenharia ou incorporadoras, em curadoria, área pericial, vídeo e publicidade e carreira acadêmica, por exemplo.

Inscrições – O processo seletivo para o ingresso no curso deTecnologia em Fotografia do Centro Universitário Senac, que é ministrado na unidade Lapa Scipião, está com inscrições abertas até o dia 10 de junho. Para se candidatar neste ou em outros cursos presenciais, basta acessar o Portal Senac www.sp.senac.br/vestibular, checar as vagas disponíveis e preencher a ficha de inscrição on-line.

Projetos – A dinâmica de ensino segue a proposta pedagógica da educação significativa e cidadã, com base na vivência de atividades curriculares e extracurriculares que incentivam atitudes empreendedoras e de integração entre ensino, pesquisa e extensão, contando atualmente, com 15 linhas de pesquisa para desenvolvimento de projetos de iniciação científica, tecnológica e artística e de extensão universitária. Por ano, cerca de 120 alunos desenvolvem pesquisas que permitem a aplicação do conhecimento adquirido no ambiente universitário em situações reais e cerca de 140 alunos são envolvidos em projetos de extensão universitária com atuação cidadã na comunidade.

Nota máxima no MEC – Pela qualidade do ensino e da infraestrutura disponibilizadas aos alunos e funcionários, o Centro Universitário Senac conquistou nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para os cursos presenciais e a distância. A classificação atesta a excelência do Centro Universitário Senac, que há mais de 25 anos trabalha para desenvolver o potencial empreendedor no processo de aprendizado, aliando teoria à prática e proporcionando a internacionalização do conhecimento por meio de parcerias institucionais.

Serviço:

Vestibular do 2º semestre de 2018
Centro Universitário Senac – Cursos presenciais
Período de inscrições: até 10/6/2018
Prova: 24/6/2018, domingo, às 10 horas
Inscrições pelo site: www.sp.senac.br/vestibular

O post Centro Universitário Senac prepara profissionais para enfrentar desafios do competitivo mercado da fotografia apareceu primeiro em Papo de Fotógrafo | Um bate-papo descontraído sobre Fotografia!.

]]>
http://www.papodefotografo.com.br/2018/05/centro-universitario-senac-prepara-profissionais-para-enfrentar-desafios-do-competitivo-mercado-da-fotografia/feed/ 0 8614