MAGAZINE LUIZA PEDE DESCULPAS AOS FOTÓGRAFOS DE CASAMENTO

ARTIGOS | 07/08/2017

Depois de uma intensa discussão nas redes sociais, a loja Magazine Luiza, através dos seus canais de comunicação e mídias especializadas na área de fotografia, pede desculpas publicamente pelo comercial de promoção de vendas do iPhone 7.

Segue abaixo o texto completo da nota:

“A diretoria do Magazine Luiza, em nome dos seus 20.000 colaboradores, pede sinceras desculpas a toda a comunidade de fotógrafos do Brasil. Isso porque, na última sexta-feira, dia 4 de agosto, veiculamos na TV e na nossa página no Facebook um anúncio do iPhone 7 que incomodou, profundamente, muitos desses profissionais.

Jamais tivemos a intenção de ofendê-los com nossa peça de publicidade. Mas, mesmo sem querer, cometemos erros. E, desta vez, erramos com vocês. O anúncio já foi retirado de circulação.

Sabemos que nenhum equipamento, por melhor que seja, substitui o profissionalismo, a técnica e, sobretudo, o olhar sensível de um bom fotógrafo. Vocês fazem e continuarão a fazer parte dos registros dos melhores momentos das vidas de cada um de nós. Por isso, de novo, pedimos sinceras desculpas.”

Entenda o caso:

Na última sexta-feira, a loja de departamentos Magazine Luiza lançou uma campanha de venda do iPhone 7, e na propaganda veiculada, uma noiva diz que o fotógrafo não apareceu e um dos padrinhos registra todo o evento com o aparelho em questão. (Vídeo indisponível).

O conteúdo do comercial é criticado por uma parte dos profissionais em 3 itens: A irresponsabilidade do profissional por não comparecer ao casamento, a utilização do smartphone, e por último, uma pessoa sem experiência na área para registrar o evento.

Após o anúncio ir ao ar, fotógrafos de todo país utilizaram as redes sociais para criticar a loja pela insinuação e desvalorização da profissão. A discussão tomou tal proporção que rapidamente a empresa retirou o vídeo do ar, e respondeu ao nosso contato enviando uma carta de desculpas, dizendo que nunca tiveram a intenção de ofender a classe. E não paramos por ai.

Nosso apresentador, Rafael Petrocco, recebeu uma ligação da própria Sra. Luiza Helena, presidente da rede de lojas Magazine Luiza, que se desculpou pessoalmente sobre o ocorrido, informando que a campanha foi produzida pela própria Apple, proprietária da marca iPhone, e que seu departamento de marketing aprovou sem imaginar que o comercial seria ofensivo aos fotógrafos. Explicou que em seus encontros familiares ou eventos da empresa, sempre contrata profissionais de fotografia, e que no momento em que soube do problema com o anúncio, mandou retirar do ar.

O Papo de Fotógrafo, agradece a Sra. Luiza Helena, a diretoria e o departamento de marketing do Magazine Luiza pelo pedido de desculpas, mesmo acreditando que tal repercussão é benéfica para o mercado e para que possamos discutir o futuro da fotografia, seja no âmbito técnico do avanço da tecnologia dos smartphones, ou seja do âmbito profissional, da valorização e do compromisso com a profissão.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail