O MARKTING MUDOU MAS SUA ESTRATÉGIA CONTINUA A MESMA?

ARTIGOS | 06/07/2017

Marketing: aquela palavrinha que frequenta toda conversa sobre negócios. Qual empreendedor nunca esbarrou nesse termo enquanto estudava maneiras de crescer? Google, livros ou artigos sempre terão novidades sobre o tema, pois esse conceito caminha junto com as mudanças do mercado, da sociedade e do comportamento de consumo.

Por isso, se você é curioso sobre o assunto, saiba que não terá como fugir de uma eterna reciclagem: o marketing já passou por diversas fases e continuará passando, afinal, nós consumidores e empreendedores também mudamos todos os dias. Duvida? Basta pensar na quantidade de vezes em que você optou por mudar de carro, de fornecedor ou mesmo escolher outra marca de roupa nas diversas fases em que passou desde que nasceu. Se você enquanto consumidor mudou, o mercado teve que se readaptar para te atender e, consequentemente, a maneira de divulgar isso teve que ser remodelada.

Tantas mudanças, que poderíamos ter um post para falar só delas! Numa breve retrospectiva, dá para lembrar do Marketing 1.0, por exemplo – aquele da Revolução Industrial, orientado para o mercado de massa da época. Já na versão 2.0, na era da informação, os produtos basicões e fabricados em escala se tornam coadjuvantes no processo de compra, e o consumidor – que nesse ponto sabe comparar produtos e planeja melhor sua compra – se torna protagonista, fazendo com que a resposta do mercado seja uma dedicação maior na elaboração de marcas, produtos e serviços. Percebe como a evolução do mercado sempre caminha junto com a evolução do consumidor?

Não foi de um dia para o outro que as indústrias se tornaram em marcas, com missão, visão e valores. Uma boa dose de história faz a gente enxergar isso! Mas eu não fiz essa retrospectiva toda à toa! O que quero é te despertar para algo importantíssimo. Se o marketing se reinventou tantas vezes durante a história, porque sua estratégia continua a mesma? Precisamos oxigenar nossa comunicação para não investirmos em estratégias que já se tornaram obsoletas. Por isso, vou te apontar algumas tendências do Marketing 4.0 que um empreendedor atento jamais deixaria passar! São conceitos que merecem a sua atenção e farão a sua marca dar passos largos em direção ao sucesso!

Marketing de conteúdo: Estamos cansados de escutar falar sobre a importância dele, mas vale lembrar: o seu cliente tem segundos da sua atenção disputada por milhões de empresas do mesmo segmento. Conseguir captar a sua atenção e entregar a eles uma mensagem que eles desejem ler é primordial. Lembre-se: para o Marketing 4.0, vender é a consequência de um relacionamento. Se você deseja se destacar, precisa entregar mais do que o seu produto. Mergulhe no mundo do seu cliente – elabore mapa de empatia, crie uma voz da marca, monte a persona ideal – e entenda o que ele deseja e precisa consumir em termos de conteúdo!

Horizontalização: o cenário de relacionamento entre marcas e consumidores não é mais o mesmo! É necessário adequar a comunicação de forma horizontal, isto é, entendendo que os consumidores também são parte ativa do mercado: eles criam conteúdo, cocriam e se relacionam com tudo o que a marca produz, no mesmo nível.

Multicanais: Você precisa entender o comportamento do seu consumidor diante da grande oferta de canais e informações disponíveis a ele. Como já falamos, o seu cliente é bombardeado de informações desde a hora em que acorda até a hora que vai dormir, e isso precisa ser levado em conta por você, produtor de conteúdo. Um conselho importantíssimo: sua marca não precisa estar em todos os canais o tempo inteiro. Pesquise o comportamento do seu público naquela plataforma, trace estratégias bem definidas baseadas em seus objetivos e mãos à obra!

Storytelling: Você com certeza já leu/ouviu falar sobre essa técnica! O Marketing 4.0 é defensor dela, pois acredita que é uma das melhores maneiras de divulgação para despertar a atenção do consumidor, e grandes empresas já tem utilizado essa estratégia.

O método consiste em divulgar uma marca contando histórias envolventes, seja sobre a empresa, o produto ou sobre o próprio cliente. O poder disso está em emocionar e gerar identificação com o cliente. Se você, como eu, é fotógrafo, naturalmente já conta histórias através de suas fotos. Vale a pena pesquisar um pouco mais sobre o tema e aprimorar a sua comunicação, dando a ela um tom mais íntimo e emocional!

Esses são alguns dos principais conceitos do Marketing 4.0 que você já pode estudar mais, mas existem muitos outros que, com certeza, abordaremos aqui no blog! Se você conhece ou tem utilizado em sua comunicação mais algum, conta nos comentários para podermos trocar figurinhas!

No mais, quero saber as suas impressões sobre todas essas novidades fresquinhas do mundo do marketing! Qual conceito chamou mais a sua atenção?

Abraços, Silvia Martins.

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