SUA PROPOSTA TE REPRESENTA?

ARTIGOS | 08/03/2017

“Olá papudos!”

Seguindo a famosa abertura dos podcasts pelo nosso querido (e papudo-mor) Rafael Petrocco.

Meu nome é Matheus Granado, sou de Jundiaí. Junto com a minha esposa criamos a marca Os Granados Fotografia, e somos um casal fotografando casais. Esse é o meu primeiro artigo no site do Papo de Fotógrafo.

Hoje, quero falar com vocês sobre como devemos apresentar nossa proposta de valores (mais conhecida como orçamento) aos possíveis clientes. O que irei apresentar aqui não é regra, mas é o que vem dado certo pra gente e pra muitos fotógrafos que nos inspiram. E vou usar a nossa proposta com exemplo.

Muito além dos valores de cada um, as especificações e principalmente os “pacotes” oferecidos, sua proposta é o principal cartão de visita pra poder conquistar ou não um cliente. E agora eu te pergunto: Sua proposta te representa?

1 – Menos é mais (talvez a única regra de todo o post)

Vamos começar com esse conceito básico, clichê, mas que infelizmente eu vejo muito pouco aplicado por aí. Repassar todas as informações aos clientes é extremamente necessário, mas ser “mínimo” é fundamental!

Pra entender é simples, quantos já conseguiram se “localizar” em folhetos ou propagandas de supermercados ou lojas de eletrodomésticos? É um caos! O que precisamos saber está ali, mas de uma maneira pesada, carregada sem fluidez nenhuma. Eu particularmente não consigo dar créditos a algo assim.

Tente não usar muitas imagens por página, isso cansa os olhos e atrapalha na leitura do conteúdo (que é o mais importante). As imagens vão falar por si quando estiverem mais “isoladas”. Ah, outra coisa muito interessante é se mostrar. Coloque uma foto sua, mais elegante, artística ou até mesmo mais profissional, isso causa comodidade e imparcialidade pra quem lê.

Não é diferente com as propostas. Não enfeite o pavão, deixe o seu conteúdo falar por você.

2 – Faça uma introdução decente

Quem você é? Quem sua empresa é? O que vocês buscam? Diga aos leitores como vocês trabalham e o porque estão fazendo isso.

É a sua vez de contar uma história, a sua história. Muito cuidado com gírias e termos muito difíceis, tente ser o mais claro possível, mas de uma maneira que evidencie como você se comunica. Sem extremismos, é claro.

E muito, mas muito cuidado com erros de português, isso tira a credibilidade do texto, em outras palavras, é broxante.

3 – Não enrole no principal (falo dos valores)

O principal da proposta é mostrar os valores, independente de como você calcula. Se são pacotes, apenas um pacote ou se os clientes “montam” adicionando os itens separadamente, seja claro e direto.

Sem letrinhas, pontos de observação ou itens subentendidos. Seja o mais direto possível!

Descreva os serviços que oferece em tópicos, com fontes de fácil leitura (isso vale pras fontes de toda a proposta). E alinhe-os de uma maneira que o leitor consiga diferenciar o porque os valores mudam de um pacote pra outro.

Nós optamos em oferecer os famosos pacotes, em 3 distinções, do mais simples ao mais “completo” e optamos em não colocar o álbum em nenhum pacote. Isso funciona pra nós, cada caso é diferente, mas pra nós tem dado certo. 

O fato de não oferecer o álbum logo de cara, não me complica lá na frente quando vou ter que arcar com os custos dele. Tenho sim na proposta os valores de cada um que oferecemos, mas é algo contratado por um valor a parte do serviço.

4 – Use suas melhores imagens

Faça uma seleção com suas fotos favoritas (creio que todos já temos isso em algum lugar) e compare com suas fotos que mais renderam no Facebook, por exemplo. Faça um compilado do que você gosta vs o que seus público gosta, claro que isso não é exato, mas de um modo geral funciona bem!

Novamente repito, não usa muitas imagens por página, quanto mais isolada mais destaque a foto vai ter. Tente remeter as imagens aos assuntos abordados na página. Isso é mais fácil de explicar visualmente na proposta.

Os leitores devem se impressionar com a qualidade do material “de entrada” que você oferece. Como dito lá em cima, ele é seu cartão de visitas pra uma negociação. Somos fotógrafos, mas somos empresários, nunca se esqueçam disso!

5 – Inspire a quem lê!

Seja diferente, seja menos comercial e mais inspirador!

Ao fim de tudo isso envie sua proposta pra algum amigo, outro fotógrafo e pergunte o que ele sente. Sua proposta deve despertar desejo, vontade de ter tudo o que contou até ali.

Frases de efeito ORIGINAIS, funcionam! Clichês de internet não, sempre soam como quem a disse pela primeira vez. Um exemplo fácil, leia “OI, EU SOU O GOKU!” Agora me diga que não imaginou com a voz do desenho? haha.

Gostou das dicas? Escreva para nós!

Se quiser fazer o download da nossa proposta como exemplo, clique aqui. E se precisarem de uma ajuda, é só chamar!

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Matheus Granado
www.osgranados.com.br
facebook.com/MattGranadoo

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