Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Artigos

O que o filme “2 Filhos de Francisco” pode lhe ensinar na Fotografia

1 de fevereiro de 2019

Você tem pensado em desistir da fotografia?

As coisas não estão acontecendo da forma que você gostaria, não tem conseguido ganhar dinheiro?

Antes de você desistir, eu gostaria de compartilhar uma experiência que tive ao assistir o filme “2 filhos de Francisco” que pode fazer você entender melhor o que pode estar acontecendo.

A história desse filme tem muito a ver com a história de nós, fotógrafos.

Eu acredito que você já deve ter assistido esse filme, por já ser antigo, com mais de 10 anos e também por ter feito bastante sucesso.

Mas para quem não sabe o filme conta a história do “Seu Francisco”, pai de dos cantores Zezé di Camargo e Luciano. conta a trajetória dele em busca do sucesso dos filhos. Mostra a persistência que ele tem em fazer as coisas acontecerem. Ele conseguiu, já que a dupla é uma dos maiores sucessos da música sertaneja no Brasil.

Eu percebi algumas coisas e atitudes tomadas por ele, que podemos aplicar na fotografia.

São eles:

“Deve-se acreditar no sonho”

Até antes dos filhos nascerem o “Seu Francisco” já sonhava que os filhos seriam cantores. Ele deixou claro para a esposa que queria que viessem meninos para formar um dupla. Os amigos e familiares achavam que ele era louco, porque era um simples lavrador, no interior de Goiás e esse sonho era algo muito distante.

Se você tem o sonho de ser fotógrafo, não desista. Por mais que isso pareça ser uma realidade muito longe, é possível.

Você irá trabalhar no que não gosta no ínicio

No começo eles cantavam em churrascarias, beiras de estradas e lugares muito simples.

Isso faz parte do processo. Ninguém começa fotografando super casamentos. Faz parte do aprendizado começar por baixo. Aos poucos você irá se desenvolvendo e melhorando a sua fotografia e assim trabalhos melhores também virão.

É preciso tempo para aprender

Na primeira vez que Zezé cantou em uma quermesse, ele cantou muito mal. “Seu Francisco” até ficou bravo com ele. Mas isso demonstra que ninguém nasce sabendo. Ele insistiu muito no treinamentos dos filhos até que eles aprendessem a cantar.

Se você ainda não sabe fazer uma foto perfeita e não está no nível que gostaria, precisa entender que é necessário tempo para aprender. Eu não conheço ninguém que com 6 meses seja um ótimo fotógrafo. É necessário anos de aprendizado. Você não irá fazer um workshop ou um curso e estará pronto. Tenha paciência e estude para ir evoluindo e a cada dia estar melhor do que o dia anterior.

Se você admira alguém e deseja fazer um trabalho igual desta pessoa, entenda que ele já esteve onde você está agora e você pode, sim, chegar no nível dele.

Você irá enfrentar problemas

Quando Zezé formou a primeira dupla, ainda criança, não era com o Luciano. Era com seu outro irmão, e formavam a dupla Camargo e Camarguinho. Em um acidente de carro voltando de um show seu irmão morreu. Tiveram muitas outras dificuldades, como a pobreza, mas não consigo ver um problema maior do que seu irmão e parceiro morrer.

Se você está passando por problemas, como falta de dinheiro, ou a fotografia não está sendo como você gostaria, entenda que todo mundo passa por isso. Você deve tentar entender o que está fazendo de errado e tomar as medidas para que as coisas mudem.

Recomeçar

Depois da morte do irmão o Zezé teve que recomeçar. Ele chegou a ter outras duplas e até mudou para São Paulo atrás de mais oportunidades

Se as coisas não estão acontecendo, você deve parar e avaliar o que está dando errado. Quem sabe não é a hora de você repensar o tipo de fotografia que tem feito, ou a forma que tem trabalhado?

O mercado de fotografia mudou muito nos últimos 10 anos. O modo que se trabalhava antes já não funciona mais. Vejo muitos casos de fotógrafos ficando sem mercado porque simplesmente reclamam mas não fazem anda para melhorar.

Nunca é tarde para recomeçarmos e aprender com os erros anteriores.

Pensamento de desistir

Mesmo depois de vários anos, e já morando em São Paulo, o Zezé não ganhava dinheiro suficiente. Inclusive a sua esposa na época, Zilú é quem muitas vezes colocava comida em casa. Ele chegou a pensar em desistir, e arrumar um outro emprego qualquer.

Confesso que já tive esse pensamento algumas vezes. Chegar no final do mês, pagar todas as contas e ficar zerado é deprimente. Pensei se valia a pena continuar. Também já tive um noivo que me ameaçou processar por querer coisas que ele não tinha contratado. Isso te deixa realmente muito triste.

Mas qualquer profissão é assim. Você irá passar por fases boas e ruins. Anos muitos bons e outros nem tanto. Portanto entenda que desistir não é uma opção a não ser que você tenha perdido o encanto. Tenho certeza que todo mundo que tem sucesso como fotógrafo tem a fotografia também como estilo de vida e não apenas uma forma de ganhar dinheiro.

Você vai ouvir muitos nãos, mesmo tendo talento

Quando já estava em São Paulo, o Zezé já era um excelente cantor e compositor, inclusive com músicas de sucesso gravadas por outros cantores, como Leandro e Leonardo. Mas ele queria mesmo é fazer sucesso cantando e não apenas compondo. E ele ouviu muitos nãos de gravadoras. Inclusive seu primeiro grande sucesso, “É o amor” demorou para ser gravado.

Então mesmo depois de você já ser um bom fotógrafo e fazer um trabalho bacana, saiba que vai receber mais “não” do que “sim”. Noivas irão lhe pedir orçamento e fechar com outro fotógrafo mais barato, clientes que não entendem a proposta de valor que você quer entregar irão escolher outro fotógrafo, e por ai vai.

Mesmo os profissionais renomados levam nãos.

Entenda que o que realmente interessa é o “sim”. Muito clientes que não te contratam é porque realmente não era para ser. Portando a cada “não”, saiba que o “sim” está mais perto.

Vai demorar para acontecer

Mesmo tendo imenso talento a dupla Zezé di Camargo e Luciano demorou anos para realmente fazer sucesso. Foram anos de estudo, treino, recomeços e mudanças de trajetória até acontecer.

Qualquer pessoa de sucesso que você ler a biografia, ou até mesmo conversar para saber sobre sua trajetória, vai lhe dizer que demorou para acontecer. Não existe sucesso rápido e muito menos fácil.

A boa notícia é que quando mais cedo você começar, mais cedo vai acontecer.

A caminhada é longa. Mas vale a pena.

Ainda pode precisar de um empurrãozinho

Mesmo depois de ter composto a música “É o amor” a gravadora ainda não queria lançar o disco. Disseram não ser um boa época e mais outras desculpas que podiam dar.

Foi ai que “Seu Francisco” resolveu apostar todo o seu salário comprando fichas de telefone e pedindo para todos os vizinhos ligarem na rádio e pedir a música de seus filhos. Zezé tinha deixado uma fita demo na rádio. E assim a música começou a tocar até se tornar a mais pedida na rádio da cidade. E com isso a gravadora resolveu lançar e foi um sucesso como todos nós sabemos.

Mesmo depois de você ser bom, estar pronto, talvez ainda precisse de um empurrão. Talvez uma forma diferente de oferecer seu trabalho ou alguma atitude que esteja faltando para realmente as coisas acontecerem.

Conclusão

Depois de tanto sacrifício, talvez seja a hora de você tentar achar o que está faltando. Quem sabe não seja apenas um detalhe?

Portanto, saiba que nada é impossível, se você admira alguém, saiba que você pode ser melhor do que ele e que basta persistir que a vitória vem.

Uma frase que o “Seu Francisco” verdadeiro responsável pelo sucesso de seus filhos disse, e que devemos refletir:

“Tomei nome de doido demais, a família e os amigos falavam que eu era louco.”

Quando comprei minha primeira câmera, depois de ter vendido um carro para conseguir comprar, cheguei em minha casa e mostrando para minha mãe, tivemos o seguinte dialogo:

– O que é isso?
– Vou ser fotógrafo.
– Quanto você pagou nisso?
– R$ 3690,00 (Um bom dinheiro em 2008)
– Você está louco de pagar isso em uma camera?

Depois disso as coisas demoraram um pouco para acontecer. Mas aconteceram.

E minha satisfação foi enorme no dia que minha mãe disse:

Não é que você virou fotógrafo mesmo?

Então, vai demorar, vai ser difícil, vai passar por dificuldades. Mas não desista! Seu sonho está logo ali!

Ricardo Costa
@riccostaphotography
@oldyork_photography
http://www.oldyorkphotography.com/
http://ricardocostaphotography.com/

%d blogueiros gostam disto: