Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Artigos

Qual o grau de maturidade do seu negócio?

18 de fevereiro de 2019

É verdade que nós, fotógrafos, somos artistas. Mesmo quem não fotografa para exposições ou galerias de arte, podem ser considerados como criadores de arte. Por exemplo, eu sou fotógrafo de casamentos especializado em Fotojornalismo FineArt. Mas ao mesmo tempo também somos empreendedores. Vivemos da fotografia e dependemos disso para pagar nossas contas. Por isso é muito importante encararmos nossa fotografia como uma empresa

Assim como uma pessoa, uma empresa tem vários graus de maturidade. Isso acontece tanto em tamanho quanto em qualidade.

É verdade que, geralmente uma empresa de fotografia não vai ter dezenas de funcionários, filiais em outras cidades ou uma grande cadeia de comando. Na maioria das vezes, é um negócio pequeno composto por duas ou três pessoas, no máximo.

Mas, assim como uma pessoa, sua empresa têm graus de maturidade.

Quando começamos, somos como um recém-nascido. Não sabemos fazer muitas coisas, tudo é novidade e tudo parece ser muito difícil. Com o passar dos anos, é quase irreconhecível nosso trabalho para com os primeiros meses de vida.

Depois de algum tempo, nossa empresa é como uma criança. Sabemos fazer algumas coisas, mas nada com maestria. É preciso de muito auxílio e ajuda externa (como congressos, cursos, workshops, podcasts e outros). Ressaltando sempre a importância dessa ajuda vir de adultos (outras empresas já consolidadas)

Um tempo depois, algumas empresas entram na puberdade. Não são todas que passam por essa fase, mas a crise de identidade afeta alguns empreendedores. Você têm as técnicas para fazer diversos tipos de trabalho, e tenta fazer todos e não sabe exatamente qual deseja fazer. Muitos começam a querer copiar outros fotógrafos, até mesmo em coisas que nada têm a ver com a fotografia: como o jeito de falar ou de se vestir.

Então vêm a fase adulta: você é consolidado, têm sucesso e tudo flui muito bem. Você já tem o seu próprio estilo e o trabalho de outros não afeta mais você ou sua visão. Agora, você já é referência para aqueles que estão começando, a talvez muitos busquem a sua ajuda.

Então vêm a velhice junto com doenças: o cansaço bate, o desânimo aparece, as novas tecnologias e a concorrência tentam engolir você como um “vírus”. Aqueles que não cuidaram da saúde empresarial de seu negócio durante toda a vida dele, correm um grande “risco de vida”.

Diferente da vida humana, esses períodos de uma empresa podem levar pouco tempo para acontecer. Em outros casos, uma empresa pode fica a vida inteira estagnada na fase “infantil” e pular diretamente para a “velhice e morte” – jamais atingindo o ápice da madureza empreendedora.

Mas como combater esses perigos e acelerar o processo de amadurecimento de sua empresa?

  1. Tenha uma boa gestão: Anote tudo, planifique, mensure e tenha estimativas. Se empresas muito maiores que a sua consegue ter informações detalhadas, você também pode! Por exemplo: Quantos orçamentos você recebe por mês? Quantos fecham contratos? Quais dias do mês e quais meses do ano são mais propensos a bons negócios? Essas informações são extremamente “saudáveis” para a gestão e melhoria de seu empreendimento.
  2. Crie processos automatizados: quanto menos sua empresa depender de você, melhor. Terceirize processos simples, foque na parte criativa/estratégica e deixa a parte operacional/técnica para outros. Sempre supervise esse trabalho.
  3. Estude: Assim como uma criança ou adolescente precisa de conselhos de adultos bem-sucedidos (como seus pais e seus professores), sua empresa precisa de ajuda prática de outras empresas do mesmo segmento e de outras áreas também.

Se você aplicar com habilidade essas três dicas, com certeza você será um fotógrafo bem-sucedido: em qualquer área que sua empresa atuar!

—————

Klarck Lansing é um Fotojornalista FineArt especialista em casamentos. Atuando no mercado desde 2013, fotografa de forma sincera e criativa. Procura ter como referência todo tipo de arte para dentro de sua fotografia. Divide seu amor na Fotografia com o seu amor pelo Marketing. Fã de carteirinha de todas as séries da Netflix!

Contatos:

Website: https://estudiolansing.com.br
Instagram: http://instagram.com/estudiolansing
Facebook: facebook.com/estudiolansing