Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Artigos

INSUSTENTÁVEIS traz arte urbana, cor e interação para as ruas de São Paulo

15 de abril de 2019

Ocupando muros e fachadas com fotografias performáticas coladas em formato de lambelambe em grande escala, a intervenção se transforma em exposição inédita, que acontece durante o mês de maio, no Centro Cultural Olido.

As artistas Beatriz Evrard e Bia Ferrer apresentam “Insustentáveis”, projeto que une fotografia, arte de rua, dança, corpo de expressão. O resultado dessa junção se transforma numa exposição inédita que acontece durante o mês de maio, no Centro Cultural Olido, em São Paulo.

A bailarina e acrobata Denise Evrard protagoniza um personagem que foi inserido em pontos emblemáticos no centro da cidade. Insustentáveis permite contemplação deste corpo em diversas posições acrobáticas. A inspiração surge do romance literário “A insustentável Leveza do Ser” do escritor tcheco Milan Kundera, e retrata o conceito de opostos, de peso e leveza, proposto pelo filósofo grego Parmênides; e o conceito de eterno retorno, escrito pelo alemão Friedrich Niertzsche.

Desde 2002, a fotógrafa Bia Ferrer busca material para suas produções artísticas em ruas de grandes cidades do mundo, como São Paulo, Berlim, Nova Iorque, Barcelona, inserindo a fotografia na paisagem urbana, através das técnicas de colagem, fotografia e projeção.

Os desenhos formados pelo corpo da artista inseridos na arquitetura urbana retratam a leveza e o peso, momentos opostos e lugares de suspensão na cidade. As imagens foram especialmente selecionadas conforme cada paisagem urbana. Com formato lambelambe e colagem nas fachadas, as imagens podem atingir o tamanho de 6 metros, sendo possível obervá-las de diferentes pontos de São Paulo.

A exposição entra em cartaz, dia 17 de maio, no Centro Cultural Olido. Na abertura de Insustentáveis, a acrobata apresenta uma performance inspirada no processo de criação do projeto, que defende a ida de que a performance toma lugar no espaço real e enfoca a mesma realidade quando se insere no espaço urbano. No dia 19 de maio, acontece a visita guiada pela exposição e as artistas relatam todo o processo, através da palestra “FOTOGRAFIA E CORPO: O PROCESSO CRIATIVO DE INSUSTENTÁVEIS”. A exposição tem classificação livre e entrada gratuita.

INSUSTENTÁVEIS tem realização do Edital de Apoio à Criação e Exposição Fotográfica 1ª edição da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO

Artistas idealizadoras: Beatriz Evrard e Bia Ferrer
Fotografia: Bia Ferrer
Produção executiva: Carol Dias
Curador: Renato Negrão
Direção de Movimento: Beatriz Evrard
Direção de Arte: Alma Negrot
Acrobata: Denise Evrard
Tipografia: Rysco Rodriguez
Maquiagem: Alma Negrot
Tratamento de Imagem / Diagramação: Celinha Fink
Cobertura Making Of: Beta Iribarrem
Direção de documentário: Toni Baptiste
Assistente: Raphaela e Renato Chu

Serviço:
Exposição Insustentáveis

Abertura: 17 de maio, das 20h às 22h
Data: 17 de maio a 17 de junho
Visita guiada e conversa com as artistas: 19 de maio, às 15h
Horário: Terça a sexta (das 10h às 21h), Sábado (13h às 21), Domingo (13h às 20h)
Local: Centro Cultural Olido – Endereço: Avenida São João, 473, Centro
Mais informações: @biaferreroficial
Classificação Livre. Entrada gratuita.