Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Artigos

Fotógrafa brasileira transforma mulheres grávidas em princesas da Disney para sessões de fotos de maternidade fora do comum

18 de março de 2020

Fonte: Unsplash.com

A fotógrafa brasileira Vanessa Firme está mostrando ao mundo o quão mágica pode ser a gravidez, transformando gestantes em princesas da Disney. Vanessa, que mora no Rio de Janeiro, é uma fotógrafa autodidata e mãe de dois filhos, que ficou famosa na internet por conta de seus ensaios fotográficos para gestantes.

Segundo o site ReviewBox, para as sessões, ela veste suas clientes em belos vestidos que homenageiam Cinderela, Bela, Branca de Neve e outra mais. Os vestidos são quase réplicas dos icônicos vestidos da Disney, mas tem como destaque, claro, a barriga das futuras mamães.

Segundo, a fotógrafa, a intenção com as fotos é mostrar como é a vida de uma princesa da Disney depois que o filme termina. A ideia inicial para as sessões de fotos vieram de um vestido de maternidade inspirado na Bela, de “A Bela e a Fera”, feito sob medida para uma gestante e que coincide com a nova versão do filme, relançada em 2017.

Na mesma época, outra coincidência fez com que Vanessa começasse a trabalhar com uma mulher grávida que planejava dar o nome de Bela à sua filha. Para homenagear a futura bebê, as duas realizaram uma sessão de fotos com o vestido e o sucesso foi total. As pessoas adoraram e mais princesas se juntaram ao projeto: Cinderela, Ariel de “A Pequena Sereia” e Branca de Neve.

Vanessa viu seu trabalho explodir, se tornar viral e, atualmente, seu perfil no Instagram conta mais de 124 mil seguidores. Por conta do sucesso, a fotógrafa ficou famosa internacionalmente e deu entrevistas para veículos dos Estados Unidos, Reino Unido e até da Índia.

As fotos são caracterizadas não somente pelos vestidos, mas também por adereços relevantes, como a icônica maçã da Branca de Neve, a abóbora de Cinderela e o baú de Ariel. Os cenários das sessões fotográficas de Vanessa também homenageiam as histórias dessas personagens: a mamãe Ariel posa em uma praia, enquanto a mamãe Cinderela está na frente dos degraus onde perdeu seu famoso sapatinho de cristal.

Em entrevista, a fotógrafa disse que acredita que as princesas da Disney são a maneira perfeita de celebrar as mães já que são uma grande inspiração para as crianças do mundo. “É lindo imaginar o que isso significa para a infância”, acrescentou. Para as fotografadas, a experiência também é inesquecível. Por algumas horas, essas mães saem de sua realidade e podem fazer parte de um mundo de magia e beleza.

A fotógrafa não faz fotos apenas de princesas da Disney. Ela também prestou homenagem a outras princesas famosas, como Fiona, dos filmes “Shrek” e também à Mulher Maravilha. A escolha da super-heroína não é aleatória: para Vanessa, a gravidez é o momento mais poderoso da vida de uma mulher.

Desde então, outros vários personagens populares foram incluídos em suas sessões de fotos de gravidez que vão muito além de princesas e super-heroínas.

Para conhecer mais do trabalho da Vanessa, clique aqui.