Papo de Fotógrafo Podcast

Menu
Artigos

Canon celebra o aniversário de dez anos do sistema Cinema EOS

5 de novembro de 2021

Desde o lançamento de sua primeira câmera voltada ao mercado cinematográfico, a Canon sempre ouviu os profissionais sobre suas preferências

São Paulo, SP, 4 de novembro de 2021— A Canon anuncia que está celebrando os dez anos de aniversário de seu sistema profissional Cinema EOS, composto por câmeras e lentes objetivas de cinema digital para uso em produções da indústria cinematográfica e televisiva. Desde o seu lançamento, a linha de produtos recebeu um suporte em massa de profissionais do audiovisual do mundo inteiro.

Em 2011, a indústria cinematográfica profissional utilizava equipamentos analógicos e digitais lado a lado. A digitalização de película continuava em alta e câmeras digitais equipadas com sensores equivalentes ao Super 35mm estavam se tornando o padrão da indústria. Dentro desse ambiente, a Canon utilizou seu conhecimento visual, incluindo a tecnologia óptica cultivada desde sua fundação, e lançou o sistema Cinema EOS, marcando sua introdução formal no mercado de produções cinematográficas.

Ao desenvolver equipamentos como câmeras e lentes para o mercado de produções cinematográficas, é essencial a assistência de profissionais que utilizam o equipamento em campo. Desde o lançamento de suas primeiras câmeras de cinema digital (EOS C300 / EOS C300 PL) e lentes (CN-E14.5-60mm T 2.6 L S / CN-E14.5-60mm T 2.6 L SP) em janeiro de 2012, a Canon sempre escutou as opiniões sobre performance, facilidade de uso e estilos de gravações de inúmeros usuários finais presentes nas linhas de frente de produções de cinema e televisão. A Canon se esforça para desenvolver produtos com ergonomia e design intuitivos, que possibilitem os diferentes estilos de captura de imagem e expressão visual solicitado pelos profissionais.

A Canon continuou a expandir as fronteiras da expressão visual e a busca pelo desenvolvimento de dispositivos com tecnologia de ponta. A primeira câmera Cinema EOS, a EOS C300, equipada com um sensor CMOS que produz imagens comparáveis à película de 35mm, foi premiada com um Emmy® em Tecnologia e Engenharia pela Academia Nacional de Artes e Ciências de Televisão (NATAS) em 2012. Além disso, a empresa foi honrada pelas suas lentes, recebendo mais um Emmy® de Tecnologia e Engenharia em 2017, pelas suas lentes 4K para cinematografia, elogiadas pelo mercado pela sua excelente performance óptica.

O sistema Cinema EOS da Canon é usado amplamente pela indústria cinematográfica moderna, incluindo produções de cinema e televisão. A câmera de cinema digital EOS C300 Mark II (lançada em setembro de 2015) e oito lentes de cinema foram utilizadas no filme vencedor do Oscar da categoria Melhor Longa Documentário de 2018, Free Solo. O sistema também foi honrado com a nomeação de Democracia em Vertigem, gravado com a EOS C300 Mark II, para o Oscar 2019 de Melhor Longa Documentário.

Mensagem de Bruno Massao Matrubashi, executivo de contas Cinema EOS & Vídeo Profissional, Professional Imaging Solutions

Eu me sinto honrado em comemorar dez anos de Cinema EOS. É graças ao suporte de todos os profissionais da indústria cinematográfica que nós chegamos aonde estamos, desde os nossos pequenos passos iniciais. Para garantir que os criadores consigam chegar o mais próximo de sua imagem ideal, nós continuaremos a desenvolver o sistema Cinema EOS sem medir esforços.

A indústria cinematográfica evolui diariamente, e a Canon também continuará a implementar novas tecnologias para criar produtos que atendam as demandas cada vez mais únicas dos profissionais.

Mensagem de Marcelo Trotta, membro da Academia Brasileira de Cinematografia

Quando filmei o telefilme “Chamada a Cobrar”, de Anna Muylaert, utilizei uma EOS 5D Mark II como câmera C para rodar algumas cenas na estrada, dentro do carro. Era o início do cinema digital, e aquela era uma câmera fotográfica híbrida que me permitiu ângulos inesperados. Depois disso, foi muito bom ver a linha Cinema EOS nascer e se aperfeiçoar, com câmeras compactas e capazes, com funções profissionais de filmagem e a possibilidade de usar uma vasta gama de objetivas Canon EF e Cinema EF. Eu tenho me interessado por câmeras leves, pequenas e capazes de rodarem RAW. Para meu último projeto de longa-metragem, um filme de terror, escolhi a EOS C500 Mark II com as objetivas Sumire Prime, para ter praticidade em espaços pequenos, rodar em um formato robusto e poder utilizar um sensor full frame para criar desfoque que enfatizaram o mistério do filme. Foi o equipamento perfeito. Vida longa para a Canon Cinema EOS.

Line-up de produtos do sistema Cinema EOS

Lançada em 2011, o sistema Cinema EOS da Canon se beneficia dos pontos fortes da empresa – incluindo a habilidade de desenvolver e fabricar componentes importantes internamente, como sensores CMOS processadores de imagem e lentes intercambiáveis. Atualmente, o sistema é composto por 13 câmeras de cinema digital e 30 lentes de cinema*.

Além das câmeras e lentes de cinema digital, o sistema é compatível com as séries de lentes EF e RF da empresa, suportando a diversidade de expressão visual de criadores em qualquer lugar.

Sobre a Canon

www.canon.com.br
Corporativo: canon.com.br/produtos/para-sua-empresa
Cinema e Broadcast: https://www.canon.com.br/produtos/cinema-e-bctv

Desde 1974 no Brasil, a Canon é líder no desenvolvimento de tecnologias e soluções de imagem digital. A empresa possui um amplo leque de produtos oferecidos ao mercado nacional que vão desde câmeras fotográficas e de vídeo profissional, passando por multifuncionais, copiadoras, fax e scanners, além de impressoras de grande formato. A Canon sempre busca aprimorar seus produtos por meio de investimentos em pesquisas. São mais de 90 milhões de câmeras da linha EOS e 130 milhões de lentes EF produzidas para atender o público apaixonado por imagem.

A Canon também possui uma divisão corporativa onde oferece diversas soluções como softwares de gestão de documentos, outsourcing de impressão, impressoras para Fine Art, grandes formatos e para escritórios e sistemas de produção gráfica. A Canon também possui um programa consistente de redução de emissão de CO² no ciclo de vida de seus produtos, mostrando sua preocupação e a importância quando o assunto é sustentabilidade. A Canon atua baseada na filosofia Kyosei, que significa “viver e trabalhar juntos em busca do bem-estar comum”.